CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/02/2016

    COSTA RICA, MS| Servidores públicos terão aumento de 10,67% nos salários

    O prefeito Waldeli e o presidente do SIMCOR José Édson (Foto: Divulgação)

    Mesmo com a crise, um trabalho bem articulado do Sindicato dos Servidores e que contou com o bom censo do prefeito e vereadores, os funcionários do município terão 10,67% de aumento nos salários. A Prefeitura paga no dia 26 já com aumento. 

    Local – O Brasil passa por crise econômica, com o PIB – Produto Interno Bruto em queda, a arrecadação de impostos dando sinais de declínio, e ainda em curso a instabilidade política.

    Mesmo com esse cenário ruim pelo o país, a Prefeitura de Costa Rica ainda goza de uma boa situação econômica e com as finanças equilibradas. É certo que o prefeito Waldeli dos Santos Rosa está um pouco “ressabiado”, mas teve muito bom censo o negociar com o Sindicato dos Servidores Municipais – SIMCOR.

    Os servidores através do Sindicato pediram 14,51% de reajuste salarial, sendo que desse percentual 10,67% era para compensar a inflação de 2015. “Queríamos pelo menos 2,00% de ganho real”, disse o presidente do Sindicato José Edson. Isso não aconteceu, mas o percentual concedido foi uma vitória. Assim entende os membros do Sindicato que estiveram à frente das negociações.

    O prefeito Waldeli firmou o pé em 9,42%, percentual que não atendia de forma alguma os anseios da classe. Mas, o prefeito foi sensível ao apelo dos servidores, e também atendeu a intermediação dos vereadores.

    Ação na justiça

    O prefeito na reunião anterior pediu ao Sindicato que retirasse a Ação de Cobrança que foi ajuizada pelos sindicalistas, e que cobra uma série de direitos, segundo o SIMCOR. O presidente do Sindicato, José Edson, reunião com os professores, e esses disseram que querem que a Ação continua. O sindicato também entende que deve continuar. “Nenhum um sindicato deve fechar as portas para negociação, mas o momento não é agora”, disse o presidente. O prefeito ofereceu 11,36% para os professores, e garantia o mesmo percentual da variação anual do piso nacional do magistério aos professores. Segundo levantamento do Sindicato, o professor nível II, tem para receber mais de 12 mil reais, isso na Ação ajuizada.

    Desde 2009 até 2016 (8 anos) os servidores da Prefeitura de Costa Rica tiveram 117,09% de aumento nos salários, mas mesmo assim ainda precisa melhorar para os próximos anos, afirma José Edson. 

    Para o Sindicato a Prefeitura precisa estabelecer uma política salarial de recuperação de perdas e ganho real para os próximos anos, e isso vai ser negociado agora esse ano, antes das eleições com os candidatos a prefeito e a vereadores. Para o SIMCOR o ideal seria 60% de aumento a cada quatro anos.

    Servidores que representaram o SIMCOR na reunião:José Edso, Jesus Ribeiro, Airton Paulo da Silva e Noélia Medeiros Brum.

    Prefeito foi assessorado pelo secretário Paulo Renato Adriani e pelo servidor Kayro Fernando. 

    Veraedores presentes: Averaldo Barbosa, Lucas Gerolomo, Ailton Amorim, Rainer Moares, Juvenaldo dos Santos. os demais não puderam comparecer por compromissos já assumidos antes na reunião. O vereador Roni Cota disse que já havia marcado uma agenda na governadoria nesta sexta-feira (12), até porque a reunião estava agendada para o dua 15, próxima segunda-feira, mas foi antecipada.



    Fonte: gazetanews