Reinaldo Azambuja sobrevoou áreas atingidas para levantamento de estragos Reinaldo Azambuja sobrevoou principais áreas atingidas pelas fortes chuvas (Foto: Governo de MS) |
Nesta terça-feira, 8, Mato Grosso do Sul receberá a visita do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para uma reunião com prefeitos de 14 municípios do sul do Estado em grave situação devido às ultimas chuvas. O anúncio foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja que sobrevoou hoje, 7, as principais áreas para levantar os estragos provocados pelos fortes temporais.
O governador encontra o ministro em Ponta Porã, de onde seguem ao município de Amambai onde ocorrerá a reunião na Câmara Municipal a partir das 9h30. Durante o encontro serão relatados os estragos e debatidas as ações conjuntas dos governos federal, estadual e municipal para atendimento emergencial às vítimas, assim como um plano de recuperação das áreas atingidas.
Em um helicóptero HM1 Pantera, cedido pelo Comando Militar do Oeste (CMO), na manhã desta segunda-feira, Reinaldo Azambuja sobrevoou Amambaí onde várias propriedades rurais foram inundadas e famílias precisaram ser removidas para abrigos. O governador também passou pelas cidades de Tacuru, Naviraí e Caarapó, onde a barragem no balneário se rompeu no fim de semana.
Reinaldo Azambuja estima que sejam necessários, aproximadamente, R$ 30 milhões para a construção de pontes de concreto que substituirão as estruturas de madeira arrancadas pela força da água. Em toda a região, são mais de 40 pontes destruídas e 37 danificadas.
Acompanharam o governador o secretário da Casa Civil, Sergio de Paula, o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Marcelo Miglioli e o coordenador adjunto de Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), tenente-coronel Adriano Rampazo.
Situação de emergência
As chuvas que não cessam na região sul de Mato Grosso do Sul já causaram diversos estragos em pelo menos 15 municípios. O Governo do Estado decretou situação de emergência em 14 deles na semana passada – Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado.
Conforme a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Deodápolis também decretou situação de emergência, no entanto, o município não está incluído no decreto estadual.
Com o decreto, além da mobilização dos órgãos estaduais que são autorizados a somar esforços no restabelecimento dos serviços essenciais, as cidades poderão receber recurso oriundo do Governo Federal para reconstrução de áreas atingidas.
Fonte: DD
Link original: http://www.diariodigital.com.br/politica/estragos-em-municipios-trazem-ministro-da-integracao-a-ms/138446/