Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    17/11/2015

    Sidrolândia, MS: Lideranças e comunidades indígenas realizaram encontro de conscientização poplítica na Aldeia Lagoinha

    Foto: Cezar Dias

    Aconteceu na tarde de domingo, dia 15 de novembro, na Aldeia Lagoinha o 1º Encontro de Conscientização Política e decisão de ideias entre índios de todas as Aldeias que pretendem ser candidato a uma vaga de pré-candidato em eleições futuras.

    O evento foi uma ação da Coordenadoria Municipal de Assuntos Indígenas e reuniu centenas de pessoas das cinco aldeias do município. Caravanas das Aldeias Urbanas, Tereré e Nova Tereré foram as mais atuantes nos questionamentos principalmente sobre uma unidade entre todas as aldeias em torno do nome de apenas um representante na disputa.

    A Cacique Basílio Jorge da Aldeia Lagoinha se encarregou na recepção dos Caciques e lideranças indígenas que prestigiaram o debate de ideias entre os seis nomes que estão a disposição da comunidade para uma futura candidatura. Os nomes que se apresentaram como pretendes a uma disputa foram: Professor Samuel Dias, Aparecido Alves, o ex-cacique Antonio Aparecido e o radialista Jucimar Clementino esses representantes da Aldeia Córrego do Meio. A Aldeia Tereré apresentou os seus dois últimos Caciques, Valcélio Figueiredo e o seu primo Maioque Figueiredo.

    Foto: Cezar Dias
    As Aldeias 10 de Maio e Lagoinha não apresentaram pretendes ainda para uma possível escolha da comunidade indígena. O Clima nas cinco aldeias nos últimos meses é de união entre todos, segundo lideranças não será tomada nenhuma decisão sem a unidade e o apoio de toda a Comunidade. Segundo o Coordenador Municipal Para Assuntos Indígenas, Josimar Gabriel Clementino, o encontro ocorreu em alto nível, e assuntos como emprego e renda, infraestrutura nas aldeias, revitalização da cultura indígena entre outros, estão na pauta da comunidade que não vai deixar de cobrar em discussões como essa. 




    Fonte: ASSECOM
    Por: Cid Pinheiro