Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    16/11/2015

    Saúde Municipal e Hospital Auxiliadora se unem para alertar homens contra o câncer

    No dia 19 de novembro, serão desenvolvidas diversas ações do Novembro Azul

    Reprodução

    Depois da campanha Outubro Rosa, focada na orientação às mulheres quanto aos métodos preventivos ao câncer, agora é a vez de incentivar os homens ao combate do câncer por meio de exames preventivos com o Novembro Azul. A ação é promovida pela Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Saúde e contará com a parceria do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. O dia 19 de novembro, quinta-feira, será reservado para o Dia D da campanha, que ocorrerá na Praça Ramez Tebet, das 08h00 às 12h, com diversas ações para os homens.

    Estarão no local as equipes de Oncologia e Urologia do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, além dos profissionais do Programa DST/Aids. Haverá aferição de pressão arterial, testes de glicemia, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e também outras orientações diversas. A equipe do Departamento de Trânsito estará presente no evento.

    Além disso, o prédio da Prefeitura de Três Lagoas recebeu iluminação na cor azul; um meio de lembrar os homens acerca da importância de realizar constantemente os exames preventivos. No Hospital Auxiliadora, panfletos orientativos foram distribuídos.

    CÂNCER DE PRÓSTATA

    Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (perdendo para o câncer de pele não-melanoma). Além disso, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% total de cânceres.

    De acordo com o médico urologista Rafael Tibyriçá, só nesse ano foram diagnosticados cerca de vinte casos de câncer de próstata em Três Lagoas. Entre eles, foram realizadas dez cirurgias com o intuito de cura do paciente. Ele conta que a cirurgia por vídeo é um procedimento pouco utilizado no país devido à alta complexidade, mas que já está sendo realizada na cidade.

    “Os diagnósticos têm aumentado bastante. O Hospital Auxiliadora, através de seu Centro Oncológico, e do ICTL – Instituto do Câncer de Três Lagoas –, tem realizado o procedimento de biópsia de próstata, que tem ajudado a aumentar o número de diagnósticos. Com o diagnóstico precoce, nós iniciamos o tratamento curativo com maiores chances de cura”, explica o médico.

    DIAGNÓSTICO

    Uma das formas de diagnosticar precocemente o câncer de próstata é pelo exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que é encontrado principalmente no sêmen, mas também em pequena quantidade no sangue. A maioria dos homens saudáveis tem níveis menores de 4ng/ml de sangue. No caso o homem com possível chance de desenvolver o câncer de próstata, esse nível aumenta, podendo ser detectado pelo exame.

    De acordo com o Laboratório Municipal, em 2013 foram registrados 1.948 exames de PSA, 2.155 no ano de 2014 e de janeiro até outubro deste ano 1.587, totalizando o número de 5.690 exames.

    Segundo Tibyriçá, os homens estão se preocupando cada vez mais com a saúde. “Assim como as mulheres vão ao salão e compram produtos de beleza, hoje em dia você vê um aumento do seguimento masculino também nessas áreas, até mesmo em cirurgias plásticas. Como as mulheres, então, o homem tem ido ao consultório médico pelo bem estar, buscando uma melhor qualidade de vida, e essa preocupação os tem levado a fazer o exame preventivo do câncer de próstata”, conta.

    O médico explica que o brasileiro está aumentando a expectativa de vida, e que o câncer de próstata é uma doença, a princípio, do idoso. “Quanto mais velha fica a população masculina brasileira, maiores os casos diagnosticados de câncer de próstata. O homem que tem mais de 40 anos já deve fazer um exame preventivo da próstata”.

    Se você tem mais de 40 anos, faça o exame preventivo! Para mais informações, entre em contato com o Centro Oncológico do Hospital Auxiliadora pelo telefone (67) 2105 3538.



    Fonte: ASSECOM
    Por: Rafael Furlan