CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/10/2015

    Yevgeny Shevchuk - Presidente da Transnístria

    Yevgeny Shevchuk – Atual Presidente da Transnístria

    Eleito presidente da Transnístria em 30 de dezembro de 2011, tirando da bancada Igor Smirnov, o primeiro presidente, que ocupou o cargo por vinte anos – considerado o grande líder político da nação –, e Anatoliy Kaminski, político apoiado pelo Kremlin, Yevgeny Shevchuk tornou-se o presidente do estado separatista, e até o momento demonstrou ser o audacioso, humanitário e despretensioso líder de que a nação tanto precisava. Sendo um homem de estado independente, e um político sem afiliação partidária, Yevgeny Vasylyevich Shevchuk parece ter nascido para fazer a diferença, e todas as suas ações, de forma irrevogável e imparcial, parecem indicar isso. 

    A posição que a Transnístria ocupa atualmente, sendo um estado separatista autônomo, sem reconhecimento político, no interior da Moldávia, sempre a colocou em posições muito delicadas, o que foi potencializado pela herança socialista, caracterizada pela preponderância de símbolos soviéticos, visíveis por todo o país, e por um regime totalitário opressor. Contrariando completamente todo este legado cultural insólito e desolador, Yevgeny Shevchuk colocou-se completamente à disposição de uma agenda política ampla e construtiva, caracterizada por reformas na estrutura social, material e econômica da nação, o que têm levado a República Moldávia Transdniestriana a consolidar uma sólida perspectiva de futuro, a ponto de torná-la um dos estados dissidentes mais coesos do mundo. 

    Parecendo guiado por um meticuloso pensamento independente, Yevgeny Shevchuk possui uma mentalidade governamental muito diferente de seus conterrâneos. Com uma iniciativa democrática, uma atitude proativa e o desejo de fazer mais do que simplesmente cumprir uma agenda política formal, seu pensamento metódico e suas iniciativas vão na contramão de tudo o que a nação era e representava, até a pouco tempo. Sendo advogado de profissão, e com um longo currículo no serviço público, Shevchuck foi deputado do Soviete Supremo da Transnístria de 2000 a 2011, sendo o seu porta-voz, de 2005 a 2009. Não obstante, apesar de seu caráter liberal e progressivo, Shevchuck foi banido do Parlamento Europeu, e proibido de entrar em países da União Europeia.

    Contra todas as expectativas, Shevchuk ganhou as eleições de 2011, rapidamente se colocando à disposição de uma agenda repleta de reformas, e, até o momento, contrariando uma herança vil e totalitária, Shevchuk parece estar muito mais interessado em trabalhar em prol de seu pequeno país de meio milhão de habitantes, do que envolver-se em controvérsias vazias, parcerias unilaterais e debates contraproducentes. Possivelmente, por este motivo, a Transnístria tornou-se uma pequena nação independente, que, ao contrário dos países vizinhos, anda em direção a uma promissora estabilidade, cada vez mais livre dos grilhões socialistas do leste europeu.