| deputado estadual José Carlos Barbosinha (PSB) |
O deputado estadual José Carlos Barbosinha (PSB) destacou na sessão plenária desta quinta-feira (15) o ótimo momento vivido pela segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, Dourados, que no último mês foi eleita pelo ranking divulgado pela Revista Isto É como a melhor cidade do Brasil em indicadores fiscais, que conseguiu através de uma boa gestão fazer “mais com menos”.
“Vários indicadores dos últimos dez anos compuseram o ranking e é um orgulho para o Estado, Dourados estar no topo da lista. A cidade que já foi motivo de chacota, já passou por uma das maiores crises político-administrativa de sua história, o mato tomando conta da cidade, buraco por todas as vias, mas conseguiu dar a volta por cima. Isso é resultado de uma gestão eficiente”, ressaltou o deputado Barbosinha.
O município foi eleito pelo anuário “As Melhores Cidades do Brasil” como a de melhor performance no país no grupo Indicadores Fiscais, entre os municípios de médio porte. O estudo foi feito pela a Austin Rating, uma das mais renomadas consultorias em estudos econômicos do Brasil. Na classificação geral envolvendo todos os segmentos (indicadores fiscal, social, econômico e digital) e todos os portes de cidade (pequena, média e grande), Dourados é a 67ª melhor cidade do Brasil. Quando se analisa apenas cidades de médio porte, o município fica em 10º lugar no país.
Entre as cidades de médio porte, Dourados é a 2ª melhor em indicadores econômicos, a 3ª em padrão de vida, a 5ª em mercado de trabalho, a 7ª em capacidade de arrecadação, a 9ª em aplicação na saúde e educação, a 17ª em sustentabilidade financeira, a 24ª em qualidade de vida e a 26ª em execução do orçamento. No ranking geral Dourados é a 42ª do Brasil em padrão de vida e a 53º em indicadores econômicos.
A reportagem conta também a história de Murilo Zauith, que já foi deputado estadual, federal, vice-governador, candidato a Senador e em 2011, foi eleito para um mandato-tampão. Já em 2012, foi reeleito prefeito municipal. “O Murilo assumiu a cidade, quando ela vivia uma das maiores crises da sua história, e agora começa a frequentar o rol das notícias positivas, sendo também destaque da Revista Veja, ficando entre as dez cidades brasileiras que mais oferece vagas de empregos com salários acima de R$ 5 mil. Dourados caminha bem, porque tem um gestor honrado, correto e com história de vida”, frisou o deputado Barbosinha em sua fala.
De acordo com a matéria, “para aumentar a arrecadação municipal e executar as obras e serviços de que a cidade precisa, Dourados adotou uma série de medidas como atualização da planta genérica de valores; aquisição de imagem de satélite atualizada da zona urbana do município; cadastramento de novas áreas; atualização das informações cadastrais referente às áreas construídas dos imóveis; campanha de cobrança semestral dos débitos inscritos em divida ativa; campanha de cobrança semestral das parcelas em atraso do exercício vigente; disponibilização na internet para emissão dos boletos para recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); campanha de sorteio de prêmios; Programa Bom Pagador, que dá desconto aos contribuintes que, ao longo do tempo, quitam o imposto em dia”.
Continuando, a reportagem mostra que “a prefeitura criou meios de incentivar os negócios para gerar mais arrecadação, como o Programa Alvará em 5 Dias, que visa facilitar a vida do empresário que vai abrir um negócio na cidade”, e cita o Projeto Pólo de Serviços do Setor Sucro-energético de Dourados e Região, com o objetivo de atrair empresas, aumentando a geração de empregos e o faturamento, melhorando, consequentemente, a arrecadação.
O deputado Barbosinha, também lembrou que enquanto gestor da Empresa de Saneamento do Estado (Sanesul) deixou em caixa cerca de R$ 100 milhões para serem aplicados no sistema de abastecimento de água. “Da mesma forma que no passado Dourados foi pauta negativa dos jornais, e hoje ocupa uma posição de destaque de notícia positiva dos meios de comunicação, o município também caminha em relação aos indicadores sociais para ter universalidade de água e para mais de 90% de coleta e tratamento de esgoto”, enfatizou.
O parlamentar para finalizar ressaltou o trabalho dos vereadores douradenses, “o Legislativo municipal em parceria com o Executivo estão escrevendo um novo capítulo da história de Dourados, onde todos são protagonistas dessa nova fase”.
Fonte: ASSECOM
Por: Regiane Ribeiro