Aluna foi ferida com três golpes na cabeça por colega dentro da unidade.
Jovem foi levada para hospital e deve passar por avaliação neurológica.
| Aluna levou três facadas na cabeça e aguarda vaga de internação em hospital (Foto: Edijan Del Santo/EPTV) |
A estudante de 15 anos que levou três facadas na cabeça dentro de uma escola estadual de Piracicaba (SP), na manhã desta quinta-feira (1), não sente um dos braços, segundo a família. A aluna foi esfaqueada por um colega de classe durante discussão não hora do intervalo. O agressor pulou o portão da unidade e fugiu.
A adolescente precisa fazer uma tomografia para receber diagnóstico exato de seu estado de saúde, de acordo com o pai dela, um metalúrgico de 47 anos. "Estou desesperado porque ela não sente o braço direito", disse. Optamos por não divulgar o nome do familiar para preservar a identidade da jovem.
Muito nervosa, a mãe da jovem não quis falar com a reportagem. A agressão ocorreu na Escola Estadual Elias de Mello Ayres por volta das 9h30.
A vítima foi atingida pelo irmão de uma garota com quem ela discutia na saída do banheiro da unidade de ensino.
Parte dos alunos foi dispensada e a Polícia Militar (PM) foi até o local. O motivo da briga ainda é investigado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu a estudante de 15 anos, que foi levada para o pronto-socorro do bairro Vila Rezende.
Uma aluna de 15 anos que viu as cenas disse que ficou muito abalada com a situação. "As duas meninas estavam brigando. O irmão de uma delas chegou e começou a chutar a outra até que ela caiu no chão. Depois, ele a esfaqueou na cabeça", disse a testemunha.
"Saía muito sangue da cabeça dela", afirmou. Ainda de acordo com a estudante, o garoto conseguiu fugir após pular o portão da escola.
Estado de saúde
A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou que adolescente permaneceu em observação no Pronto-socorro da Vila Rezende, onde foi atendida. Às 17h, após o G1 publicar que a garota ainda aguardava vaga para internação, a pasta informou que ela estava sendo transferida para a Santa Casa da cidade para passar por avaliação neurológica. A condição de saúde da jovem é estável, segundo a Prefeitura.
Secretaria de Educação
A família dos alunos envolvidos na briga foram chamados pela direção da escola. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informou em nota que "lamenta profundamente o ato de agressão" ocorrido em Piracicaba e que "todas as providências foram tomadas para garantir o atendimento médico imediato da aluna".
A secretaria afirmou ainda que os responsáveis pelos estudantes foram convocados e o Conselho Tutelar foi acionado. "O agressor foi suspenso e o Conselho Escolar irá se reunir para definir mais medidas educacionais, com base no regimento escolar", diz a nota.
A ocorrência é registrada na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Piracicaba. Os alunos ficaram nervosos com a situação. A direção da escola liberou aqueles que quiseram ir embora. As aulas, entretanto, ocorreram normalmente no período da tarde.
| Aluna esfaqueada em escola estadual de Piracicaba é socorrida pelo Samu (Foto: Edijan Del Santo/EPTV) |
Do G1 Piracicaba e Região
Por: Claudia Assencio
Link original: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2015/10/esfaqueada-em-escola-nao-sente-braco-e-espera-internacao-diz-pai.html