Deputado petista também poderá perder mandato e ficar inelegível
| Deputado João Grandão ainda vai poder recorrer da condenação (Foto: Roberto Higa) |
Sob acusação é de corrupção passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e fraude em licitação o ex-deputado federal João Batista dos Santos, o João Grandão (PT), foi condenado a 11 anos e dez meses de prisão em regime inicialmente fechado, no processo que se originou a partir da Operação Sanguessuga. A condenação se deu em julgamento pela 3ª Turma do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília).
Em nota divulgada, o deputado e se declara inocente e vai recorrer da sentença, em todas as instâncias cabíveis para “que novamente a verdade e a justiça prevaleçam”..Grandão, que cumpre mandato de deputado estadual, afirmou que não tem ainda detalhes da decisão e disse que vai recorrer. João Grandão( (PT-MS) afirma que recebeu com “serenidade “ a decisão que também o condenou a pagar multa de R$ 53 mil. A se manter a decisão, ele se torna inelegível por oito ano.
O caso começou em 2006, quando da realização da Operação Sanguessuga. De acordo com a denúncia feita pelo MPF (Ministério Público Federal), ele estaria envolvido em esquema fraudulento para aquisição de ambulâncias e veículos de transporte escolar, entre outros, com recursos do Fundo Nacional de Saúde. O deputado ressalta que não houve consenso no colegiado do TRF e lembrou que foi absolvido das acusações na decisão de 1ª instância. " No dia 9 de maio de 2014 a Justiça Federal da 7ª Vara da Seção Judiciária julgou improcedente a referida ação, me absolvendo e solicitando o arquivamento do processo”, destaca o parlamentar.
Fonte: DD
Por: Laureano Secundo
Link original: http://www.diariodigital.com.br/politica/joao-grandao-e-condenado-a-11-anos-de-prisao/135321/