CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/08/2015

    Em aula prática de saneamento, acadêmicos conhecem de perto estrutura da Águas Guariroba

    Divulgação

    Acadêmicos do 8º semestre do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) conheceram na prática como funciona a gestão do sistema de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em Campo Grande. Os estudantes participaram do “Curso das Águas” nesta quinta-feira, 20/08. A ação é desenvolvida pela concessionária para abrir suas portas para a comunidade acadêmica e outros grupos de visitantes.

    Na sede da empresa, os estudantes conheceram de perto o Centro de Controle Operacional (CCO), de onde são gerenciados remotamente os sistemas de água e esgoto da Capital e é um dos mais modernos do país no setor de saneamento. Para o acadêmico Daniel de Lima, de 26 anos, a visita é uma oportunidade para vivenciar um pouco da prática do mercado de trabalho onde atua o engenheiro sanitarista ambiental.

    “É bastante válido conhecer como funciona todo o sistema de automação da empresa e a distribuição de água para a cidade toda. Temos uma ideia do consumo, do uso de energia, tempo, quantidade de funcionários, tudo o que é necessário para uma empresa deste porte abastecer uma cidade do tamanho de Campo Grande”, avaliou o aluno.

    Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho, coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB, destacou que a Águas Guariroba é um importante laboratório para os estudantes. “Os alunos precisam vivenciar na prática estes modelos que vemos na concessionária. É uma ótima oportunidade ter esta parceria com a empresa. Dentro deste princípio de saneamento, a Águas Guariroba tem tudo: sistema de abastecimento, captação, estação de tratamento de água e no CCO vemos esta estrutura da modelagem que a concessionária disponibiliza. Nesta aula prática, é um momento onde os alunos podem se imaginar trabalhando”, comentou o professor.



    Fonte: ASSECOM
    Por: Rogério Valdez