CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/07/2015

    Caravana Pátria Educadora traz ministra a MS nesta segunda-feira

    Iniciativa é reforçar o significado da Política de Promoção da Igualdade Racial no país 

    Secretária Nilma Lino Gomes estará na Capital nos dias 27 e 28 de julho (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

    O governador Reinaldo Azambuja e a vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, recepcionam nesta segunda-feira (27), às 9 h, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes. O motivo da visita é a adesão de Mato Grosso do Sul ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), dentro do projeto Caravana Pátria Educadora. 

    “Aderindo ao Sinapir, Mato Grosso do Sul por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc), terá condições de dar aporte técnico, orientação e capacitação aos municípios que quiserem também sua adesão, possibilitando a criação de órgãos de defesa de direitos em suas localidades”, aponta Rose Modesto, titular da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), que comanda a Subpirc. 

    O Estado é o quinto a receber a Caravana, que está percorrendo todas as regiões do Brasil, promovendo debates e encontros com autoridades locais, representantes de universidades e da sociedade civil, visando ampliar o debate e estabelecer parcerias para a promoção da Igualdade Racial em todo o país. Uma das estratégias da Caravana é conquistar a adesão dos estados e municípios ao referido sistema, que tem um papel importante no fortalecimento dessa pauta em nível nacional. 

    Dentro do sistema os municípios terão acesso aos recursos financeiro do governo federal, por meio de chamadas públicas, para desenvolver a política de igualdade racial. Em 2014, mais de R$ 30 milhões voltaram para o caixa da União devido à falta de projetos adequados ao Sinapir. 

    Os municípios de Corumbá e Bataguassu serão os primeiros do Estado a assinar a adesão, já que estão com toda a documentação em dia e possuem coordenadoria e conselhos da Promoção da Igualdade Racial. 

    Confira a programação da Ministra na Capital 

    Segunda-feira, 27 de julho 

    Horário: 15h 

    Local: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) 

    Audiência com Reitora, Célia Maria Silva Correia Oliveira 

    Horário: 16:30 

    Local: Universidade Católica Dom Bosco 

    Conferência “Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial: Perspectivas da Educação” 

    Público: Cerca de 200 Professores de graduação, mestrado, doutorado e extensão das seguintes universidades: Universidade Católica Dom Bosco; Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e Uniderp Anhanguera. 

    Horário: 18h

    Local: Quilombo Urbano Visita à igreja Tia Eva; tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Visita à Escola da Comunidade Tia Eva, onde ocorrerá: 

    Apresentação cultural; 

    Diálogo da Senhora Ministra, Nilma Lino Gomes, com cerca de 300 representantes da sociedade civil, sobre as políticas de promoção da igualdade racial: 

    Anfitriões: Comunidade Tia Eva; 

    Representantes de Instituições de Mulheres Negras; 

    Representantes de Instituições de Movimento Negro; 

    Representantes de Instituições de Religiões de Matriz Africana. 

    Representante das Comunidades Ciganas 

    Terça-feira, 28 de julho 

    Horário: 09:30 

    Local: Gabinete da Prefeitura Audiência com Gilmar Olarte, prefeito da Capital 




    Fonte: diariodigital (Com informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul)
    Link Original: http://www.diariodigital.com.br/geral/mato-grosso-do-sul-participa-do-projeto-caravana-patria-educadora/133159/