Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    11/06/2015

    Moka alerta produtores para a necessidade do cadastramento ambiental rural

    senador Waldemir Moka (PMDB)

    O senador Waldemir Moka (PMDB) desenvolve campanha junto a sindicatos que representam agricultores e pecuaristas para a necessidade de preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), cujo prazo expira em maio do próximo ano.

    Inicialmente, o prazo vencia em 5 de maio deste ano. Contudo, com o apoio de Moka e outros parlamentares, o governo federal adiou a obrigatoriedade do preenchimento do CAR por mais um ano.

    A partir de 2017, o produtor rural que não estiver com seu cadastro ambiental devidamente preenchido não poderá obter crédito agrícola. O CAR foi criado pelo Código Florestal aprovado em 2012.

    Nesta quinta-feira (11), durante reunião na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, Moka mais uma vez alertou para a necessidade do cadastramento ambiental, “caso contrário, aquele que não o fizer, nem ao menos vai ser reconhecido como produtor rural”.

    Para o senador peemedebista, “ainda reina certa desinformação em meio aos produtores rurais, o que acaba gerando normal desconfiança; porém, o preenchimento do CAR não vai trazer nenhum tipo de infortúnio ou dificuldade, mas, sim, favorecer o produtor rural”.

    O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, visando o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

    O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é gratuito. Essa condição é garantida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que capacitou mais de 30 mil pessoas em todo o Brasil para auxiliar os proprietários rurais.

    Aqueles que não têm acesso à internet ou sentem dificuldade para realizar o cadastro pelo site (www.car.gov.br) podem procurar sindicatos, cooperativas e secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de sua cidade para receber apoio.



    Fonte: ASSECOM