Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    22/06/2015

    Curso multidisciplinar leva orientação a pais de primeira viagem

    O objetivo do curso é prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação, por meio de palestras e aulas práticas.


    Divulgação

    Na manhã do último sábado (20), pais e mães de primeira viagem participaram de mais uma edição do programa de prevenção “Casal Grávido”. Realizado pela Cassems, o curso tem como objetivo prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação, por meio de palestras e aulas práticas envolvendo todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e acompanhamento nutricional. Por intermédio de uma atenção multidisciplinar, o programa proporciona atenção, esclarecimentos e instruções à gestante para o desenvolvimento saudável do bebê, desde o útero materno. O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, fez a abertura e deu boas vindas aos participantes desta edição do programa de prevenção. O curso acontece de dois em dois meses e os interessados em participar devem ligar no (67) 3314-1010.

    De acordo com a diretora de Assistência à Saúde, que é idealizadora do programa e médica obstetra, a proposta do curso é o acompanhamento individual das gestantes não só ao longo da gestação. “A gente dá atenção aos nove meses de gestação e os dois primeiros meses pós-parto. Cada gestante é acompanhada mensalmente, a gente acompanha o peso, a pressão, o pré-natal e a novidade deste ano é o acompanhamento nutricional, 100% gratuito, ou seja, sem pagar o fator participativo. Para realizar o acompanhamento nutricional, a participante do curso não precisa agendar, ela já sai do curso agendada. O ‘Casal Grávido’ vai ao encontro do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) prega, que é um pré-natal de excelência”, afirma Budib.

    Para a nutricionista da Cassems, Melissa Cappi, cuidar da alimentação durante a gravidez é muito importante e requer atenção. “Durante o período inteiro a gente tem de cuidar da alimentação. No início, a gente cuida da parte nutricional, em fornecer alguns nutrientes necessários para a formação do bebê. No segundo trimestre, a gente tem uma preocupação maior com o ganho excessivo de peso, controlando a quantidade calórica, sem esquecer dos nutrientes”, explica a nutricionista.

    O casal Luiz Borges e Denise Tosta espera o primeiro filho e adoraram as dicas e orientações dadas pelos profissionais. No sétimo mês de gestação, Denise conta que ficou bem mais confiante depois de participar do curso. “Estou gostando muito, achei bem interessante, até porque, já estou de sete meses e ainda tinha muitas dúvidas que foram sanadas aqui. Sinto-me muita mais confiante depois de participar do curso. É uma iniciativa muito boa, principalmente porque acompanha a gestante durante os nove meses”, conta Denise.

    Uma das atividades do curso é fazer o pai sentir o “peso” da gravidez. No começo da aula, os pais são convidados a usar uma barriga postiça que só é tirada ao fim das atividades. Luis encarou com muita disposição sentir na pele o que a esposa passa. “Antes do curso eu estava um pouco assustado, mas com as orientações fiquei bem mais tranquilo. Apesar de ser bem pesada, gostei muito de usar a barriga, principalmente, para passar um pouco o que ela passa os nove meses”, aponta Borges.

    O presidente da Cassems salientou que um dos objetivos do curso é envolver o casal neste momento único para os pais. “Este curso é muito importante porque dá oportunidade aos casais, aos novos pais e mães, de entender todo o processo da gravidez. O curso prepara o casal para os nove meses de gestação e também para o pós-parto, ensinando os cuidados para com o bebê. Para nós é um momento de muita alegria poder ajudar os pais a ter uma gravidez tranquila”, pontua Ayache.



    Fonte: ASSECOM/CASSEMS