CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/05/2015

    Dia de Campo atende produtores de leite em Dourados


    MS é o 13º maior produtor de leite do País e conta atualmente com 24 mil produtores rurais
     em atividade

    Um grupo de produtores assistidos pelos técnicos do programa ‘Mais Leite’, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, participam nesta sexta-feira (15), de um Dia de Campo. O evento será realizado na área do Projeto Fazendinha, no Sindicato Rural de Dourados, e terá presença de 72 produtores de Dourados, Glória de Dourados, Ponta Porã e Laguna Carapã.

    O evento terá apresentação do programa, seguido de um giro tecnológico composto pelas seguintes demonstrações de pastagem, cerca elétrica, manejo rotacionado, irrigação e fruticultura (integração). O projeto Mais Leite é um programa de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural idealizado pelo Senar/MS que tem a finalidade de desenvolver a cadeia produtiva do leite no Estado. No cronograma de assistência estão previstas diversas ações que objetivam melhorar o desempenho e efetividade da propriedade rural dedicada a bovinocultura de leite.

    Entre as atividades incluídas no programa está o Dia de Campo, onde os participantes têm a oportunidade de acompanhar estratégias para o desenvolvimento econômico da propriedade rural. Em Mato Grosso do Sul, o programa começou em 2014 e já atendeu 516 produtores em 16 municípios.

    Segundo a coordenadora dos programas de Assistência Técnica do Senar/MS, Mariana Urt, o evento possibilita aos participantes comprovar que técnicas corretas trazem melhores resultados no manejo diário. “A maioria dos produtores que participa do programa já tem experiência na atividade, mas ainda precisa de orientação técnica para saber quais os cuidados que precisam ser adotados com frequência com a criação”.

    Sobre o Mais Leite - A metodologia de trabalho do programa foi desenvolvida pelo Sistema CNA/Senar e tem como base a meritocracia, aliando consultorias (gerencial e técnica) mensais e capacitações bimestrais dos produtores. Para o ano de 2015, tendo em vista os excelentes resultados obtidos ao longo de 2014, o Programa aumentará o campo de atuação para setecentos e vinte produtores de leite em dezoito municípios, distribuídos em todo Estado de Mato Grosso do Sul.

    Serviço 

    O Dia de Campo Mais Leite será realizado no dia 15 de maio, das 8h às 12h, no Sindicato Rural de Dourados. Os interessados em participar podem fazer a inscrição no local.



    Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

    O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.



    Fonte: ASSECOM/FAMASUL