![]() |
Divulgação |
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Águas Guariroba está promovendo esta semana encontros com os diretores e diretores adjuntos das escolas municipais de Campo Grande. O objetivo é apresentar os programas de educação ambiental desenvolvidos pela concessionária, que é responsável pelos serviços de água e de esgoto da Capital. A primeira edição do evento foi realizada na sede da empresa, na manhã desta quarta-feira, 18/03. Na quinta-feira, dia 19/03, às 14h, será promovida uma segunda reunião.
Em palestra, Willian Carvalho, gestor de projetos sociais da concessionária, detalhou os programas de educação ambiental desenvolvidos em parceria com as escolas. Desde 2006, a Águas Guariroba promove o Saúde Nota 10, que já levou informações sobre saneamento, concursos culturais e apresentações teatrais a 128 mil estudantes. De forma paralela, a empresa realiza a campanha “De Olho no Óleo” - uma gincana de conscientização sobre a importância do descarte correto de óleo de cozinha usado. Já o Sanear é Viver é uma ação voltada diretamente aos professores. O programa inclui palestras, visitas técnicas a estações de tratamento de água e de esgoto, além de um concurso para premiar os melhores planos de aulas que aliem o assunto saneamento à disciplina abordada pelos educadores em sala.
![]() |
Divulgação |
Na ocasião, os diretores e diretores adjuntos tiveram a oportunidade de conhecer os serviços de saneamento básico e esclarecer dúvidas sobre o assunto. Também realizaram uma visita ao Centro de Controle Operacional, de onde os sistemas de água e esgoto de Campo Grande são monitorados remotamente, 24 horas por dia. “Com esse encontro, buscamos promover uma aproximação ainda maior com escolas, obtendo envolvimento e eficiência em nossas ações de educação ambiental”, destaca Willian Carvalho, da Águas Guariroba.
Silmara Castelão, diretora adjunta da Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes, situada na região do Pioneiros, considerou a atividade esclarecedora. “A gente tinha uma visão como cliente e não conhecia profundamente o trabalho da empresa. Fiquei impressionada”. O diretor adjunto da Escola Municipal Carlos Garcia de Queiroz, do bairro Zé Pereira, reforçou a importância dos programas de educação ambiental. “Da mesma forma que para mim foi esclarecedor para vir aqui, esse conhecimento tem que ser levado à população. Isso deve começar pelas crianças, já inserindo na cultura delas essa questão da preservação do meio ambiente.”
Fonte: ASSECOM/JE
Por: Rogério Valdez