Morte ocorreu três meses depois de a criança ter engolido o objeto; mãe relatou drama em rede social
![]() |
Valentina Vieira Rocha, de 8 meses, morreu três meses depois de engolir presilha de cabelo Foto: Reprodução |
Uma criança de 8 meses morreu na noite de segunda-feira (10/11), em Curitiba, por causa de complicações que começaram depois dela engolir uma presilha de cabelo, há três meses. Valentina Vieira Rocha teve falência múltipla dos órgãos, às 16h30, segundo boletim divulgado pelo Hospital Pequeno Príncipe na manhã desta terça-feira (11). O caso ganhou repercussão na cidade de Valinhos, onde moravam parentes da criança, e causou comoção nas redes sociais. Algumas postagens feitas pela mãe da criança, Amanda Vieira Rocha, tiveram mais de 20 mil curtidas.
Valentina passou por cirurgias e parecia ter se recuperado, pois chegou a receber alta do hospital em outubro. Mas, no mesmo mês, o estado de saúde da criança se complicou e ela precisou ser internada novamente, segundo Amanda. Nas redes sociais, ela relatou diariamente o seu sofrimento e o de sua família. As mensagens foram compartilhadas em uma página da rede social chamada 'Pé de Figo Sim Senhor', de Valinhos.
De acordo com os relatos no Facebook, Valentina foi internada no dia 18 de setembro com suspeita de crise convulsiva depois de uma sequência de desmaios. A menina passou quatro dias internada e os resultados dos exames neurológicos e cardiológicos estavam normais. “E ela ali sorrindo... Brincando ... Nem precisava estar ali...”, escreveu a mãe na rede social.
Três dias depois, em um domingo (21 de setembro), Valentina começou a vomitar sangue e depois de submetida a uma endoscopia, descobriu-se o objeto metálico preso no esôfago. Segundo o boletim divulgado pelo hospital, a presilha estava próxima de uma veia que bombeia sangue para o coração. Valentina passou por uma cirurgia para a retirada do objeto, precisou fazer um corte no esôfago e levou 17 pontos.
Depois de ficar quatro dias na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital, ela foi transferida para o quarto e sua recuperação foi mais rápida do que esperavam os médicos. Depois de receber alta e passar uma semana em casa, Valentina voltou a vomitar sangue e foi internada novamente. Após uma nova endoscopia, foi descoberta uma inflamação em um vaso sanguíneo, formada em um dos pontos feitos na cirurgia do esôfago.
Ainda segundo relato da mãe, a criança sentia muita dor e, na madrugada do dia 18 de outubro, ela voltou a vomitar muito sangue e foi internada novamente na UTI. Ela estava com uma hemorragia no esôfago e chegou a sofrer uma parada cardíaca, mas foi reanimada pela equipe médica.
A menina passou por uma nova cirurgia no esôfago para cessar a hemorragia. Novamente na UTI, teve duas crises de bacteremia (presença de bactérias na corrente sangüínea). O bebê chegou a fazer sessões de hemodiálise, pois seu rim foi afetado. A infecção causou a falência dos órgãos e afetou a parte neurológica. Na segunda-feira (10), Valentina não resistiu e morreu.
O velório ocorre no Cemitério e o enterro será às 16h desta terça (11).
![]() |
Presilha retirada pelos médicos Foto: Reprodução |
Fonte: correio.rac/JE
Por: Moara Semeghini
Por: Moara Semeghini