Após muitas lutas, conflitos sociais e políticos, o sonho se torna realidade.
Lutar por um ideal é algo que faz um povo crescer e se tornar uma nação forte. O Brasil desde seu descobrimento datado em 22 de abril de 1500 vem se descobrindo e se redescobrindo através dos séculos, avançando dentro de seu território nacional, através de conflitos internos e externos, se fixou como uma nação forte continental na América Latina e no mundo, mas para isso passou por algumas mudanças internas marcantes, neste caso vamos citar uma, a criação do Estado de Mato Grosso do Sul.
JE NAS REDES SOCIAIS
Analisando alguns pontos de muitos que existem para a criação do estado de Mato Grosso do Sul e os principais acontecimentos existentes dentro do período da transição da Republica Velha para República Nova, este fato histórico teve um dos seus principais pontos quando, a partir da década de 1930, as forças políticas que queriam a divisão do estado de Mato Grosso os chamados na época de (divisionistas), na sua grande parte do sul, para que isso acontecesse de maneira mais organizada, passaram a realizar varias pressões e investidas políticas junto ao Governo Federal, sem muito sucesso, pois os seus apelos não foram atendidos.
Quando ocorreu a revolta Constitucionalista de 1932, a região mais ao sul Mato Grosso aderiu ao movimento, visando desta forma obter apoio para sua luta, sob a seguinte condição, em caso de vitória dos revoltosos, na sua maioria paulistas e estados aliados, obteria força política para a tão sonhada separação do norte no caso Mato Grosso.
Os militares rebelados, sob o comando de Bertoldo Klinger, comandante nesse período histórico da Circunscrição Militar de Mato Grosso, que funcionava na cidade de Campo Grande, estrategicamente se instalaram no sul do estado de Mato Grosso um governo, que se tornou nessa época dissidente sob o comando de Vespasiano Martins que nesse período era o prefeito da cidade de Campo Grande.
O conflito se estendeu por três meses segundo relato histórico, o sul do estado de Mato Grosso autodenominou-se "Estado de Maracaju", os “constitucionalistas” que se autodenominavam divisionistas, foram derrotados pela força Getulista, não se cumprindo, assim, a promessa de divisão.
Esta revolução, no entanto, promoveu a divulgação do movimento divisionista, tendo a cidade de Campo Grande se tornado o grande centro político de Mato Grosso, com apoio de cidades como Três Lagoas e o Bolsão.
Getúlio Vargas temeroso pelo ocorrido, em 16 de julho de 1934 promulga uma nova constituição, com vários conflitos internos em 1937 se instala no Brasil o Estado Novo Getulista com um poder centralizador, cria no Brasil os Territórios Federais, com isso estrategicamente cria-se o Território Federal de Ponta Porã em 13 de setembro de 1943 sob o comando do Militar Ramiro Noronha, esse território se localizava na faixa de fronteira, entre o Brasil e o Paraguai, uma forma de tirar o foco de Campo Grande e enfraquecer os separatistas de Maracaju, o território se instigue em 1946.
Anos de muitas lutas e movimentos sócio políticos decorreram, um fato que chama atenção, a cidade de Campo Grande tinha uma influência do sul e sudeste principalmente de São Paulo, enquanto a Região Norte de Mato Grosso tinha uma influencia da Região Norte e Nordeste, culturas e modos diferentes, sem contar que o sul se sentia abandonado pelo Governo da época.
Certo episodio inusitado ficou marcado na memória de muitos deste período histórico e repassada de geração em geração, se tornando assim mais um causo do nosso estado, foi uma desavença que ocorreu pela escolha da representante do então Estado de Mato Grosso a miss Brasil, segundo relatos de pessoas deste período histórico, o evento se deu na cidade de Campo Grande, candidatas das cidades fazendo suas apresentações (desfilando), conta-se que a candidata da cidade de Campo Grande esbanjava elegância e beleza sendo favorita por todos, mas quem venceu foi à candidata da Capital Cuiabá, um estopim, dentre muitos outros que ocorriam entre a Capital Cuiabá e a cidade morena Campo Grande.
Mas para a felicidade de todos os idealistas, que tanto lutaram para a divisão do estado, que foi marcado por muitas concordância e discordâncias, de nomes para batizar o novo estado.
Fica de fato sacramentada a divisão do estado em 11 de outubro de 1977 através da lei Complementar assinada pelo então presidente Ernesto Geisel, denominado Estado de Mato Grosso do Sul, na data de 15 de novembro de 1978 toma posse os primeiros políticos legitimamente eleitos, como primeiro Governador do novo estado, o gaúcho engenheiro Harry Amorim Costa.
Trinta e sete anos se passaram de muitas lutas e conquistas uns defendem que o nome do estado deveria ter sido outro, para evitar tanta confusão a nível nacional, conflitos e opiniões a parte, se o Norte ganhou ou perdeu, hoje temos um estado com uma malha viária e urbanização mais avançadas, não é perfeita, mas pode se dizer que é melhor, pois fazemos divisa com cinco estados da federação: Paraná, São Paulo, Minas, Goiás e Mato Grosso e dois países sul americanos: Paraguai e Bolívia.
Recebemos imigrantes dos mais diversos continentes e migrantes vindos das regiões brasileiras, nossa economia agropecuária e industrial, a cada ano vem se desenvolvendo grandemente, com 79 municípios, somos 2.619.657 (milhões) de habitantes, que lutam diuturnamente para o desenvolvimento pessoal e do nosso Estado de Mato Grosso do Sul.
Parabéns pelos 37 anos de progresso e contribuição para o desenvolvimento nacional. Nesse “celeiro de farturas” e “uma gente audaz” que “são o orgulho e a certeza do futuro do Brasil”.