Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    07/10/2014

    Dez municípios de MS têm deputados estaduais eleitos para a Assembleia

    Onze parlamentares eleitos são de Campo Grande e quatro, de Dourados.Capital de MS, Dourados e Jardim têm deputados federais eleitos.


    Divulgação

    Com o resultado das eleições, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul terá renovação de 37,5% no quadro de deputados estaduais. Reportagem do Bom Dia MS desta terça-feira (7/10) mostrou que, na avaliação do mapa político do estado, algumas regiões conquistaram representatividade. Dos 79 municípios, dez deles tem parlamentares eleitos.

    (Veja a apuração completa para governador, senador, deputado federal e deputado estadual em Mato Grosso do Sul)


    Onze são de Campo Grande, quatro de Dourados e dois de Três Lagoas. Aquidauana, Coxim, Eldorado, Ivinhema, Naviraí, Ponta Porã e Terenos elegeram um deputado estadual cada.

    “Nós temos centro bem representado. Temos os grandes colégios eleitorais, Campo Grande e Dourados, bem representados, os do Bolsão bem representados. Então algumas regiões do estado ficaram um pouco desemparadas”, analisou o cientista político Tércio Albuquerque.

    Em relação à participação dos partidos na distribuição de vagas, ela quase não se alterou. Nove legendas conseguiram eleger representantes para a nova legislativa. O PMDB elegeu seis deputados, mesmo número que tem atualmente; o PSDB passou de três representantes para quatro; o PT segue com quatro deputados; o PDT agora tem três, antes eram dois; o PR tinha três, agora tem dois deputados; o PT do B manteve os dois representantes; o DEM e o PEN seguem com um deputado cada. O PSB ganhou uma cadeira na Assembleia. O PROS perdeu as duas vagas que tem atualmente.

    Câmara dos Deputados

    A renovação da bancada de Mato Grosso do Sul foi ainda maior na Câmara dos Deputados. Dos oito deputados que estão concluindo o mandato, três conseguiram a reeleição. Campo Grande é a base eleitoral da maioria dos parlamentares.

    Seis deputados federais estão ligados à capital sul-mato-grossense. Um é de Dourados e um de Jardim.




    Do G1 MS com informações da TV Morena/JE