CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/10/2014

    Defesa sanitária e animal recebe 26 veículos para atuar em 18 municípios

    Governador entregou as viaturas na presença de demais autoridades do setor
     (Foto: Marcos Ermínio)

    A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) recebeu hoje 26 veículos que serão utilizados para intensificar as atividades em 18 municípios de Mato Grosso do Sul. Nove caminhonetes Amarok e 16 Fiats Uno foram adquiridos por meio de um convênio entre o governo estadual e a União e um van equipada comprada com recursos próprios.

    Os investimentos nos veículos ultrapassa R$ 1.200 milhão e a maior parte vem da Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária), criado em 2006 para ampliar ações de inspeção de alimentos de origem animal e vegetal.

    O governador André Puccinelli (PMDB) contabiliza os investimentos e afirma que em quase 8 anos de gestão, foram doados 226 veículos para a Iagro que somam R$ 9 milhões em investimentos. "Todos dos investimentos federais tiveram a contrapartida do Estado, somos competentes em buscar essas parcerias e esse é um resultado do ótimo trabalho feito".

    A Diretora da Iagro, Maria Cristina Carrijo, explica que essa van adquirida com recursos próprios vai atuar principalmente nos municípios de fronteira, fazendo a classificação dos grãos. "Esse modelo é o primeiro no Estado e junto com os demais veículo vai nos ajudar a continuar fiscalizando e incentivando a produção rural".

    O secretário de Produção do Estado, Paulo Engel, disse que os veículos serão um reforço importante para o Estado e usados como instrumentos de trabalho. "O Iagro é muito importante na nossa produção agropecuária, pois cria ambientes favoráveis através da vigilância sanitária. Evoluímos muito em produção e a Iagro faz parte dessas conquistas, que inclusive trouxeram muitas industrias".

    Iagro vai receber 26 veículos para aumentar atuação em 18 municípios
     (Foto: Marcos Ermínio)

    Puccinelli lembrou que em 2007 foi registrado um surto de aftosa no Estado. "Ficamos embargados para vender carne, mas em 2008 conseguimos a liberação e de lá para cá foram só vitórias". O superintendente federal de agricultura e pecuária, Orlando Baez, ressaltou que o Brasil é o principal exportador de carne bovina do mundo, assim como entre os maiores exportadores de carne de frango e suína.

    "Para isso acontecer precisamos de uma resposta do mercado internacional em relação a sanidade animal, e nosso Estado faz muito bem a sua parte. Felizmente o Estado conseguiu tornar a aftosa apensa uma historia do passado", disse Orlando.




    Fonte: campograndenews/JE
    Por: 
    Priscilla Peres e Leonardo Rocha