Todo investimento e gastos feitos na Saúde foram apresentados. |
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado prestou contas dos gastos de janeiro até agosto, durante audiência pública realizada na quinta-feira, 23, na Câmara de Vereadores. O histórico de investimento do município em Saúde é 25%, e hoje o índice está perto dos 28%, mas deve cair e fechar o ano em 26%.
De acordo com o secretário de Saúde, Luciano Silva, é lamentável a falta de participação de vereadores e da população. Mas, mesmo assim, a audiência pública foi realizada com a presença de servidores, auditores da Secretaria de Estado de Saúde e alguns cidadãos comuns. “Cumprimos nossa obrigação constitucional, que é a de prestar contas a cada quadrimestre. Mostramos que Aparecida do Taboado faz muito investimento em Saúde, é um município paternalista demais. Precisamos rever isto, até porque os orçamentos são finitos, é como o orçamento da dona de casa, dependendo o tanto que você tem em casa, é o que você gasta em casa”, comparou.
O secretário destacou ainda que nas Unidades Básicas de Saúde oferecem poucos serviços, por isso nesta gestão, será dada mais estrutura para que elas possam fazer pequenos procedimentos, desafogando o Pronto Socorro do hospital.
A audiência pública contou com a participação da técnica e auditora da Secretaria de Estado de Saúde, Eni Batista. Ela comentou que a prestação de contas em Aparecida mostrou que a Administração Municipal vem investindo na área e o número de atendimentos prestados, custos com medicamentos e manutenção da rede chamaram atenção.
Fonte: ASSECOM/PMAPT/JE
Por: Luana Chaves