CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/07/2014

    Veja o que fazer para tirar o RG em Mato Grosso do Sul

    Documento de identidade também é muito importante para crianças.Adultos devem ter cuidado com o tempo de emissão do RG.



    Reprodução

    Atualmente, muita gente usa a carteira de habilitação como documento de identidade, porque é aceita na maioria das situações. Mas o RG ainda é fundamental para identificar uma pessoa e pode até substituir o passaporte, em viagens para o exterior. Reportagem do Bom Dia MS desta segunda-feira (28/7) mostrou que, para crianças, o RG é muito importante e evita dor de cabeça para os pais.

    Segundo o diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Rubens Cyles Pereira, para os adultos, o cuidado deve ser com o tempo de emissão. Documentos de identidade muito antigos, com mais de dez anos, não são aceitos em muitos lugares, como nos países do Mercosul. Para viajar para Argentina e Uruguai, por exemplo, é preciso ter o documento atualizado.

    Toda vez que há alteração no nome, seja por casamento ou divórcio, é preciso de um novo RG, assim como no processo de adoção. O RG é um documento que vale em todo o território nacional, mas a emissão é feita de maneira separada em cada estado. Portanto, se alguém que se mudou e perdeu o documento, só poderá tirar a segunda via no estado onde fez a primeira. A outra opção é tirar um novo RG no estado atual, só que haverá alteração no número e um valor a ser pago.

    A 2ª via custa 4 Uferms (hoje, R$ 76,52). Quem tira o documento pela 1ª vez em Mato Grosso do Sul não paga.

    Como agendar

    Para ter acesso ao agendamento eletrônico, o usuário deve acessar o site servicos.sejusp.ms.gov.br , escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento.

    Após o procedimento, o cidadão deve receber, por e-mail, a confirmação do agendamento com data, hora e com o número do protocolo do atendimento, com um código de barras.

    Postos de identificação

    - O Posto de Identificação Central fica na rua Marechal Cândido Mariano Rondon, número 1.380, no primeiro piso do Shopping Pátio Central.

    - O Posto de Identificação do Prático Aero Rancho fica na avenida Marechal Deodoro, s/número, em frente ao terminal do Aero Rancho.

    - O Posto de Identificação do Prático Coronel Antonino fica na rua Santo Ângelo, número 51, no bairro Coronel Antonino.

    - O Posto de Identificação do Prático Guaicurus fica na avenida Guri Marques, número 5.111, no bairro Universitário II, em frente ao terminal Guaicurus.





    Do G1 MS com informações da TV Morena/JE