O presidente da Sanesul, Victor Dib Yazbek Filho, assinou na tarde de hoje (10/7), instrumento de transação para realizar o procedimento de tamponamento do Poço Palmito, localizado em Três Lagoas. Representantes da Petrobras estiveram na Sede da Sanesul para a assinatura.
Conforme a gerente de interpretação e avaliação das bacias terrestres, Silmara Campos, com a assinatura do instrumento, a Petrobras poderá dar andamento ao processo de tamponamento definitivo do poço, que deverá ocorrer ainda este ano. “Nossa expectativa é de que antes de 31 de dezembro o poço já esteja desativado”, afirmou.
Os serviços, feita pela Petrobras, devem começar em cerca de 60 dias. As etapas são terraplanagem para adequação e colocação de estrutura de base para apoio da sonda, drenagem do poço, descida de equipamentos para verificar a situação no interior do poço e isolamento em dois pontos (a cerca de 1.300 metros de profundidade e mais próximo à superfície). “Esse trabalho dura aproximadamente 120 dias”, informou o coordenador de segurança de poço da Petrobras, José Julio Lima de Andrade.
“Esse é um grande marco para a Sanesul e para a população, que reivindica sua desativação há algum tempo. Estamos bastante satisfeitos por contarmos com o apoio da Petrobras no desfecho dessa solicitação”, lembra o presidente da Sanesul, Victor Dib Yazbek Filho.
Em novembro de 2013, a Sanesul finalizou as obras de perfuração e ativação de um poço localizado no bairro Violeta, que substituiu o da vila Palmito. O novo poço tem vazão de 200 mil litros por hora e sua produção garante o abastecimento para toda a população.
Também participaram da assinatura os diretores da Sanesul, Edgar Afonso Bento (comercial e de operações), André Luis Soukef (administração e finanças) e Lourdes Tapparo (engenharia e meio ambiente), os gerentes Mônica de Queiroz Souza (meio ambiente) e Marcus Vinícius Tedesco (operação e tecnologia), e o geólogo Antônio Carlos Benatte.
Da Petrobras, também estiveram presentes o gerente de segurança, meio ambiente e saúde, Marcus Petracco Marques, e o engenheiro Rodrigo Cézar Daros.
Sobre o Poço Palmito
O Poço Palmito é um poço jorrante, perfurado em 1964 pela Petrobrás para prospecção de petróleo em Três Lagoas. Tem uma profundidade perfurada de 4.569 metros, com uma produção de cerca de 200 mil litros por hora. A água tem uma temperatura de 46,5 graus centígrados e, de acordo com os resultados analíticos do Laboratório Central, a água atende aos padrões da Resolução Conama 396 para os parâmetros analisados.

Fonte: ASSECOM/JE
Por: Adriana Viana