Campanha foi prorrogada até o dia 30 de maio, segundo a Sesau.Até quinta-feira (22/5), menos de 70% do público-alvo foi vacinado.
![]() |
Divulgação |
Sem cumprir a meta de imunizar pelo menos 80% do público-alvo, a secretaria de Saúde Pública de Campo Grande (Sesau) prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe no município até o dia 30 de maio. A campanha foi iniciada no dia 22 de abril e deveria terminar no dia 9 de maio, mas o prazo foi estendido inicialmente até 23 de maio e agora foi ampliado novamente até o fim do mês.
De acordo com a Sesau, até quinta-feira (22/5), 128.554 pessoas tinham sido imunizadas contra a gripe em Campo Grande, o que representava pouco menos de 70% do público-alvo. Conforme a secretaria, para atingir o objetivo estipulado pelo Ministério da Saúde, o município pretende vacinar pelo menos 147 mil pessoas, das 184 mil que fazem parte do grupo prioritário.
A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde (UBS) das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O público alvo da campanha são crianças entre seis meses e cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
A gerente Técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanoaka, alerta sobre a urgência da imunização do grupo prioritário. “É importante lembrar que a vacina só irá fazer efeito 15 dias após a aplicação e a intenção é que a pessoa já esteja imune ao vírus com a chegada do inverno”, conta.
Cássia lembra ainda que a imunização só é contra indicada para pessoas que tiveram reações alérgicas em doses anteriores ou que tenham alergia a ovos de galinha e seus derivados.
As pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, devem apresentar prescrição médica quando forem se vacinar. Quem já é cadastrado em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deve se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina.
Do G1 MS/JE