![]() |
| Autor: Yhulds Giovani Pereira Bueno |
As mudanças ocorridas recentemente no mundo, que está em constante transformação, e nada é mais constante do que a mudança em si, isto torna inevitável que tudo mude ainda mais rapidamente.
De uma maneira geral, as empresas não acompanham as mudanças ocorridas, da mesma forma que elas acontecem, ou o fazem essa transição mais lentamente, pois pode se dizer, que mais importante do que saber é conhecer as mudanças, é necessário avaliar como elas afetam as empresas e o que deve ser feito para se adequar a essa realidade que se altera constantemente, no mundo atual as mudanças acontecem tão repentinamente que algo que se pensava certo e se tora uma ferramenta obsoleta, isso quer dizer que se quer ter resultado toda empresa deve acompanhar as mudança par que tais mudanças não afetem o desempenho da qualidade da empresa, esta qualidade está inserida neste universo de mudanças que ocorrem todos os dias, ou a empresa tem ou está fora do mercado, propensa a o fatídico fracasso, que ocorreu com muitas grandes empresas, que sofreram por não acompanhar e não ver necessidade de mudar sua maneira de negócios. Inúmeras são as definições de qualidade que se conhece, mas todas geralmente são baseadas cliente e utilizador, pois tudo que se pretende produzir deve agradar principalmente o cliente final que é o principal consumidor utilizador do que se esta oferendo seja um produto ou um serviço.
O conceito de qualidade é conhecido há séculos, porém como função de gerenciamento empresarial surgiu recentemente, sendo ontem diretamente relacionada à inspeção propriamente dita, e atualmente uma função imprescindível para o sucesso estratégico de uma organização. Em virtude de tal realidade, surgiram no mundo corporativo inúmeras técnicas facilitadoras, são criadas, normas e certificações que vêm desta forma auxiliar as organizações no que se diz respeito à efetiva qualidade na produção, incentivando a empresas a buscarem cada vez mais essa qualidade.
Com o surgimento da qualidade no processo produtivo o consumidor final ganhou, com a melhoria de seus itens, sem defeitos e com bom acabamento, isso se deu em todas as áreas de serviço, mas isso foi uma gradativa evolução que se deu no inicio do século XX e explodiu plenamente na década de 1960.
Com o avanço das indústrias e o acirramento da competição industrial, no período entre 1960 e 1990, a visão organizacional da qualidade era global no negócio e preocupava-se com a eficácia, ainda neste intervalo surge o conceito e a importância da qualidade com o renascimento e ressurgimento da indústria japonesa, que fez da qualidade uma arma para alcançar a vantagem competitiva.
Nos dias atuais a partir da década de 1990, a qualidade é abordada com uma visão globalizada, ambiental e interdisciplinar, buscando-se a excelência e a efetividade, ou seja, a qualidade não é o esforço que o produtor coloca em seu produto, mas sim o valor que o consumidor obtém a partir do produto, a qualidade total é a qualidade de tudo o que é feito na empresa e não somente a qualidade do produto ou do serviço somente, desde o atendente, os auxiliares de serviços gerias, contadores, vendedores, recepcionistas, gerentes, carregadores entre tantas outras atribuições e funções que possam existir dentro de uma empresa, todos devem buscar excelência em seu trabalho em sua atividade, para desta forma obter um produto final de extrema qualidade e atrativo ao consumidor.
O brainstorming é uma técnica utilizada para auxiliar uma equipe a gerar ou criar diversas ideias no menor espaço de tempo possível, na fase de geração, o líder da equipe revê as regras do brainstorming e os membros geram uma lista de itens, o objetivo é gerar a maior quantidade possível sempre, na fase de clarificação, a equipe repassa toda a lista para ter certeza que todos entenderam todos os itens, a discussão sempre será feita após, ou seja, na fase de avaliação final do produto, a equipe revê toda a lista para desta forma eliminar as duplicidades, irrelevâncias ou questões que por algum motivo qualquer esteja fora dos limites.
Desta maneira a técnica denominada brainstorming seria indicada para ter o resultado esperado, segundo pesquisadores do assunto, deve seguir algumas regras básicas para que tenha realmente um fator de auxiliar e organizar a produtividade dentro da empresa, tais regras seriam: estabelecer o objetivo claramente; cada membro da equipe deve expor uma ideia a cada rodada; todas as ideias devem ser registradas onde possam ser vistas por todos: flip-chart ou quadro negro. nenhuma ideia pode ser criticada ou rejeitada; outras ideias podem e devem ser criadas a partir de ideias anteriores.
Depois de tudo organizado e registrado cabe ressaltar neste momento, após enumerar e apresentar as principais técnicas para a busca da qualidade, alguns aspectos relativos à gestão estratégica da qualidade, o que em alguns casos, poderá levar as organizações a buscaram nela a vantagem competitiva, para atuarem no seu nicho mercadológico.
Um esquema básico para apresentar as etapas para a busca da gestão de qualidade cada vez mais apurada dentro da excelência empresarial pode ser apresentado abaixo: Líder da Organização; Dirigente Principal; Clientes; Fornecedores; Concorrentes; Estrutura do Trabalho; Conhecimento; Recursos Disponíveis; Potencial Disponível; Existe a necessidade de se observar atentamente, para que não haja uma preocupação excessiva com os negócios, na sua finalização, há que se ter igual preocupação com a estrutura organizacional evitando que profissionais qualificados permaneçam isolados.
A gestão estratégica da qualidade deve ser definida a partir da análise de cenários, preocupando-se em ter uma visão de futuro, e a partir daí definir vetores de sucesso, que orientarão a definição da missão, definida a missão, procede-se a análise organizacional identificando a cultura, o comprometimento organizacional e a qualidade de vida no trabalho.
A partir deste passo, procede-se o planejamento para a melhoria e define-se o processo de qualidade. Esta etapa bem trabalhada e definida no interior da organização compõe-se de passos a serem seguidos para colocar em prática a Gestão Estratégica da Qualidade.
Essas duas práticas brainstorming e Gestão Estratégica da Qualidade faram que a empresa tenha um ganho em sua produtividade e na qualidade de trabalhos exercidos nos mais diversos campos grupos e funções dentro da empresa, partido das primícias, que a organização e fundamental para o êxito dentro de um mercado de trabalho extremamente competitivo e flutuante, onde a emprese ou grupo empresaria que queira continuar forte no mercado deve sempre acompanhar e se adequar as modificações que surgem no mercado globalizado, para desta forma atrair macros empreendedores e investidores, para somar com o grupo. Isso somente acontecerá se empresa e toda sua equipe estiver comprometida com cada elo empresarial, desde a criação ao produto final.
Pesquisador e historiador: Yhulds Giovani Pereira Bueno. Professor de qualificação profissional, gestão e logística (Programas Estaduais e Federias). Professor da Rede Municipal de Educação, membro do Grupo Xiru do CTG – Querência da Saudade – Ponta Porã – MS.
