![]() |
Divulgação |
O vereador Márcio da Farmácia que havia apresentado o projeto que pedia a autorização do Poder Executivo para ceder imóvel público para que se realizasse em Bataguassu a “Feirinha da Madrugada”, nos dias 09 a 11 de maio deste ano, declarou na sessão desta segunda-feira (05/05) que pediu ao Prefeito que vetasse o projeto, para que se fosse adiado a referida feira para outra data. A Câmara teve a presença de vários comerciantes da cidade.
"Porque o senhor ao invés de ficar fazendo política e denegrindo a imagem dessa câmara, não se preocupa em fortalecer o comercio Local. Devo dizer que momento algum fui procurado por qualquer representante dos empresários aqui presente."
Márcio da Farmácia , disse o vereador ao presidente da Associação
Marcio da Farmácia se justificou dizendo que retirou o projeto pelo fato da data da feira ser no mesmo final de semana do dias das mães, poderia atrapalhar as vendas do comércio local, tendo em vista que é o segundo melhor movimento de vendas do ano e relatou que fez o projeto pensando na coletividade, ou seja na maioria e não em meia dúzia e pelo fato da repercussão ele decidiu retirar sua indicação.
Mostrando um aparente nervosismo o vereador Marcio ainda dirigiu várias criticas ao presidente da Associação Empresarial de Bataguassu (ACIABA), Luiz Francisco dos Santos, que no entender do vereador o mesmo deveria parar de fazer política e preocupar mais em fortalecer o comércio local.
Ainda em seu discurso o vereador disse que o presidente da Associação ficou fazendo média com seus associados,e que desde que assumiu a presidência não realizou nenhuma promoção para alavancar as vendas.
Em defesa ao presidente da ACIABA a vereadora Eliane rebateu as críticas do vereador Márcio, dizendo que o mesmo estava criticando a pessoa errada, e repudiou o comentário feito por ele, e afirmou que se depender dela essa feira não acontece e ainda disse que o presidente teria em breve conhecimento da fala do vereador.
"O mesmo vai ter conhecimento dessa fala que o nobre senhor falou, quando diz que o ele ta fazendo política, na minha casa quem é política sou eu, é bem separado é distinto."
Vereadora Eliane, disse em defesa ao presidente da Associação
A vereadora ainda disse que os empresários é uma classe forte e merece respeito, afirmou que foi contra o projeto desde da primeira indicação e sempre será, que ser for preciso reunir o comércio para uma mobilização a mesma não medirá esforços, e se depender da Associação Comercial e da vereadora essa feira não acontece em Bataguassu nem agora e muito menos futuramente e disse que levará pessoalmente uma copia da sessão de hoje para a presidência da associação para que tome as devidas providências.
Diante do debate os vereadores Kotai, Maria Perreira e o Banha também saíram em defesa da não realização da feira e repudiaram o comentário do vereador Márcio em relação ao presidente da ACIABA.
O vereador Kotai alertou aos presentes que se o projeto vier a ser vetado a feira somente está adiada podendo ser realizada em qualquer momento, o veto deve voltar para votação do Legislativo, em relação ao momento que foi citado pelo vereador Márcio que disse não entender por qual motivo ele foi a favor na primeira indicação e agora votou contra, o vereador disse que iria votar contra sim naquele momento, mas analisando melhor o projeto viu o erro e o dano que a feira poderia trazer ao município.
A vereadora Maria Perreira que também foi citada pelo vereador Márcio da Farmácia em sua fala fazendo o mesmo questionamento que fez ao Kotai, disse que votou contra porque teve tempo e oportunidade de pensar e que o vereador tentou fazer uma manobra para tentar denegrir sua pessoa e disse que o mesmo tentou jogar a população contra a vereadora.
O vereador Banha relembrou que o projeto não era claro e classificou como manobra política, e que quando o comércio tem a oportunidade de arrecadar um montante maior surge interesses particulares para levar o dinheiro da cidade embora.
O Vereador Perlin em seu discurso lembrou uma outra feira que já foi realizada na cidade com o mesmo proposito da "Feirinha da Madrugada" e também citou os vendedores ambulantes que atrapalham as vendas do comércio, neste momento o vereador Márcio da Farmácia pediu uma parte e abriu um questionamento aos presentes, perguntando sobre a realização da feira em uma escola da cidade e perguntou aos comerciantes porque eles não se mobilizaram e questionou se seria pelo fato da mesma ser administrada por um promotor de Bataguassu.
O vereador Mauricio do XV afirmou que esteve presente com o prefeito, e que o chefe do executivo pediu a ele que fizesse a cabeça do vereador Márcio para que retirasse o projeto e disse que 90% da população da Nova Porto XV compra em Presidente Epitácio(SP) sendo esse o fato dele ser a favor da feira.
"O prefeito me convidou no gabinete para que eu falasse com o vereador Márcio para tirar essa feirinha, eu sou a favor da feira, eu sou a favor do povo da Nova Porto XV, eu tenho pesquisa que 90% do povo do Porto XV compra em Presidente Epitácio por isso que eu não tenho preocupação de votar a favor desse projeto."
Mauricio do XV, vereador
Mauricio do XV, ainda disse que é totalmente contra e se o veto chegar a câmara ele mesmo pediu para os vereadores quebrarem o veto e afirmou estar indignado com as pessoas estarem fazendo política com esse assunto, também relatou que trouxe o dono da feira para conversar pessoalmente com o prefeito, e disse que o prefeito está meio cismado com os comerciantes e com a população e já revelou uma nova data que poderá ser realizada a feirinha, que seria nos dias 17, 18 e 19 deste mês.
O site Rádio Portal News publicou uma enquete no último sábado (03/05) em que os leitores do site se mostram contra a realização da feirinha.
Fonte: radioportalnews/JE
Por: Diego Oliveira