CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/04/2014

    Saúde: Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira (22/4)

    Meta é imunizar 49,6 milhões de pessoas de 'grupos prioritários'.65 mil postos de vacinação pelo país terão a imunização disponível.


    Reprodução

    Começa nesta terça-feira (22/4) a campanha de vacinação contra a gripe, que vai até 9 de maio em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 49,6 milhões de pessoas dos chamados “grupos prioritários”: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

    No ano passado, o público infantil incluído na campanha tinha idade de seis meses a 2 anos -- houve ampliação, portanto. Segundo o ministério, pessoas com doenças crônicas e "condições clínicas especiais" também devem se vacinar.

    De acordo com a pasta, a meta representa cerca de 80% do público-alvo da ação. Serão 65 mil postos de vacinação em todo o país, segundo o ministério.

    Um atraso na entrega das vacinas adiou o início da campanha no Distrito Federal. De acordo a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Cristina Segatto, as doses só chegaram na última quinta-feira e ainda estão sendo distribuídas. A expectativa é de que o serviço comece ser prestado na capital do país a partir de quarta-feira (23).

    Imunização

    A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno. O dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, será em 26 de abril. A imunização é via injeção.

    Segundo o ministério, serão distribuídas neste ano 53,5 milhões de doses da vacina para os 65 mil postos de saúde. De acordo com a pasta, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por influenza.

    Ainda de acordo com o ministério, a pessoa que é vacinada não fica gripada em função da imunização.






    Do G1, em São Paulo/JE