CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/04/2014

    Campo Grande, MS: Bebê que precisava de transplante de medula para curar doença rara morre na Capital

    Timóteo estava internado na UTI do Hospital Regional

    Timóteo sofria de doença auto imune, onde o sistema 
    de defesa do corpo atacava as células sanguíneas
    Foto: Reprodução/TV MS Record
    O pequeno Timóteo, que ficou conhecido no mês passado após campanhas promovidas por sua família em busca de doadores de medula para curar uma doença genética rara, morreu na manhã desta segunda-feira (21/4), com apenas dois meses de idade. O bebê estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Campo Grande.

    Timóteo sofria de Linfohistiocitose Hemofagocítica. Ele chegou a ter alta do hospital no dia 27 de março, mas retornou após uma grave infecção em casa. Sedado, o bebê respirava com ajuda de aparelhos. Na página "Amigos do Timóteo" na internet, a família informou que o velório será à partir das 11h30 no cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande. O enterro será às 17h.

    Em entrevista ao MS Record em março, Diego Aydos, pai de Timóteo, explicou que a doença fazia com que o prório sistema de defesa do corpo atacasse as células sanguíneas. “É uma doença auto imune, e ataca o próprio organismo. Ao invés de atacar as bactérias, atacam os outros componentes do sangue, como por exemplo as plaquetas e hemácias. Isso implica em falência dos órgãos”, disse.

    Assim que diagnosticado, Timóteo iniciou tratamento com quimioterapia, de três em três dias. Porém a doença, que é hereditária, só teria possibilidade de cura por meio de um transplante de medula óssea. 

    Neste domingo, amigos e familiares do bebê participaram de uma mobilização no Centro da Capital, colhendo assinaturas para instalação de um banco de cordão umbilical em Campo Grande.

    Há cinco anos, a família de Timóteo já havia enfrentado outra perda. Outro filho do casal também nasceu com a mesma doença genética, e sobreviveu até os oito meses. A família então iniciou a campanha em busca de doadores para que a história não se repetisse com o pequeno Timóteo, mas infelizmente ele também não resistiu. (Com informações TV MS Record)





    Fonte: MSRecord/JE