Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    17/03/2014

    Aparecida do Taboado: realiza 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil

    A Conferência Municipal apresentou o papel da Defesa Civil e levantou propostas para a etapa estadual.


    Sob a temática "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional", o Município de Aparecida do Taboado realizou a 1º Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, a fim de atender a exigência do Governo Federal que promoverá, após a etapa estadual, a 2ª Conferência Nacional.

    A conferência foi coordenada por Jary Augusto Silva, diretor municipal de Turismo e Meio Ambiente, e direcionada pelo comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Ronei Jonielson Zattar de Almeida.

    Zattar explicou que o objetivo do encontro é promover, incentivar e colocar em discussão a questão da Proteção na Defesa Civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional prevista na Lei nº 12.608/12. A legislação prevê que União, Estados, Distrito Federal e Municípios - com a colaboração de entidades públicas ou privadas e da sociedade em geral - adotem medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução dos riscos de desastres.

    Para orientar os debates da Conferência, a Comissão Organizadora Nacional elaborou o Texto de Referência, com orientações e explicações sobre os quatro eixos temáticos do evento: Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

    De acordo com Zattar, a defesa civil foi criada no ano de 2006 em Aparecida do Taboado, no entanto não houve homologação. O comandante explicou que em todos os municípios há a necessidade da criação do órgão, para que se tenham ações de prevenções contra desastres. “Este é o papel do coordenador da defesa civil. Ele deve caracterizar os riscos, as prioridades, estimativas de riscos e áreas afetadas”, destacou.

    Zattar ainda frisou as principais atividades exercidas e a importância de informações, estudos, campanhas de conscientização e articulação empresarial.

    Após a apresentação, os participantes estudaram os eixos propostos pela Comissão Organizadora Nacional e opinaram sobre os temas propostos. Estas opiniões serão apresentadas na etapa estadual e, caso escolhidas, repassadas para a Conferência Nacional.

    A Conferência Municipal apresentou o papel da Defesa Civil e levantou propostas para a etapa estadual.

    Fonte: ASSECOM
    Foto: ASSECOM