![]() |
Foto: Edemir Rodrigues |
Campo Grande (MS) – Os representantes de universidades de Mato Grosso do Sul elogiaram na manhã desta quinta-feira (12/12) o Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública, que foi entregue pelo governador André Puccinelli no auditório da Governadoria. O prêmio, elaborado pela Secretaria de Estado de Administração, através da Fundação Escola de Governo (Escolagov), beneficiou 14 projetos que visam melhorar a qualidade da gestão pública no Estado.
De acordo com Lúcio Flávio Sunakozawa, relações institucionais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), o prêmio é um grande estímulo para os corpos docente e discente da Uems, pois estimula a pesquisa e a extensão, que são fundamentais para o desenvolvimento de pessoal qualificado. “A Uems tem uma grande preocupação com a extensão e este programa fortalece as políticas acadêmicas além de, este ano, um membro da Universidade ter sido premiado ao escrever um artigo sobre tecnologias de cadeia produtiva do leite”. Lúcio Flávio destaca ainda que o fomento a este tipo de concurso incentiva a criação de novas políticas que de gestão pública, trazendo benefícios grandiosos para a sociedade. “Carecemos de instituições que incentivem as novas gerações a desenvolverem novas alternativas de gestão pública e, com esse programa, o governo mostra que tem muita visão de futuro”, ressaltou.
Élcio Gustavo Benini, professor do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) fez questão de frisar que o estímulo gerado pelo Concurso faz com que o docente e o discente coloque em prática o conhecimento obtido em sala de aula, além de trazer uma grande eficiência à administração pública. “Professor e aluno conseguem fazer um intercâmbio entre práticas concretas e a teoria que dominamos. Incentiva também a pesquisa no âmbito do setor público, trazendo mais transparência, eficiência e controle social”.
A reflexão gerada nos acadêmicos que, em muitos casos, se tornarão funcionários públicos no futuro é um ponto marcante do Concurso, segundo o coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Heitor Romero Marques. De acordo com o professor, esta competição traz benefícios concretos ao se estimular a boa gestão pública. “Isso é ótimo para que os envolvidos desempenhem melhor a função pública. É uma capacitação que envolve população e governo e mostra à sociedade que os cidadãos também têm responsabilidades e não só o governo,” finalizou.
Fonte: noticiasms
Por: Rodrigo Gordin
Foto: Edemir Rodrigues