CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/10/2013

    Canivete suíço do século 19 conta com 100 ferramentas e até um revólver!

    Objeto de origem alemã foi produzido para demonstrar a incrível habilidade dos artesãos da época



    Fonte da imagem: Smithsonian


    Se você é fã de canivetes suíços e fica maravilhado com todas as utilidades que eles podem oferecer, dê uma olhadinha no modelo que está na foto que abre esta matéria. Fabricado em 1880 na Alemanha, de acordo com o pessoal do Smithsonian, o objeto pode ser considerado como “a mãe de todos os canivetes suíços” e conta com nada menos do que 100 ferramentas, e entre elas um revólver de calibre 22 com capacidade para cinco balas!


    Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian

    Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian


    O artefato — que pertence à Instituição Smithsonian — se encontra em exposição no Buffalo Bill Centre of the West localizado em Wyoming, nos EUA, e conta com quase qualquer utensílio que alguém possa imaginar ou precisar. Aliás, com facas de todo tipo, diapasão, navalha, serras, punhais, canetas, lápis, espelho, garfinho para queijo, saca-rolhas, bisturí, corta-charutos, punhais, tesoura etc., o canivete tornava o dono um verdadeiro MacGyver!
    Mil e uma utilidades

    Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian


    Mas, se você está se perguntando por que é que um “cavalheiro” do século 19 iria querer andar por aí com um canivete suíço com tantas ferramentas, segundo o Smithsonian artefatos como esse eram produzidos para demonstrar as habilidades dos artesãos. Esses objetos normalmente eram apresentados em exibições e feiras industriais e, como você pode imaginar, eram bem difíceis de serem fabricados.

    Neste caso, o canivete mede 8,9 x 8,9 x 23,5 centímetros — nada prático para carregar no bolso — e todas as ferramentas da peça foram montadas em uma estrutura metálica adornada com casco de tartaruga, contando com pequenos compartimentos para guardar utensílios em miniatura. Além disso, os melhores artesãos da época foram contratados para produzir o artefato, e hoje ele é um dos mais belos exemplos desse tipo de arte. E você, leitor, gostaria de ter um desses?

    Fonte: Smithsonian/JE
    Por: Maria Luciana Rincon