CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/09/2013

    Semana do Trânsito é aberta na Assembleia Legislativa

    Foto: Wagner Guimarães/ALMS



    A Semana Nacional do Trânsito em Mato Grosso do Sul foi aberta nesta terça-feira (17/9), em cerimônia realizada no Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa. Durante a solenidade, a deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), 2ª vice-presidente da Casa de Leis, defendeu a conscientização dos condutores como a principal estratégia para "evitar que a violência no trânsito continue ceifando vidas". O tema da semana é "Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito - efeitos, responsabilidade e escolhas". 

    Na abertura, o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), Carlos Henrique dos Santos Pereira, falou aos jovens e pediu responsabilidade. "Não podemos permitir que façam as escolhas erradas", afirmou. As estatísticas confirmam que a maior parte dos condutores envolvidos em acidentes estava sob o efeito de álcool ou drogas. Segundo Carlos Henrique, este ano já foram suspensas 1.500 carteiras de habilitação em Mato Grosso do Sul, sendo que em 500 casos o motivo foi a bebida alcoólica.

    Também participaram da solenidade, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF/MS), inspetor Ciro Vieira Ferreira; o tenente coronel Newton Castanon Andrade, Chefe da Seção de Administração do Comando Militar do Oeste (CMO); Kátia Castilho, diretora presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e o promotor da 27ª Promotoria da Infância e da Juventude, Sérgio Fernando Harfouche. O representante do Ministério Público alertou para a necessidade dos pais retomarem a autoridade sobre os filhos para evitar o consumo de substâncias que colaboram para as estatísticas fatais no trânsito.

    Conforme os números do Detran/MS, apenas no mês de agosto em Campo Grande foram mais de mil acidentes, sendo nove com mortes (sete eram motociclistas), 591 acidentes sem vítimas fatais e 419 acidentes com danos materiais. No período de janeiro a agosto deste ano, segundo as estatísticas oficiais, foram registrados em Campo Grande 7.497 acidentes com 38 mortes.

    A solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito no Estado teve também a participação dos deputados Antonio Carlos Arroyo (PR), primeiro secretário da Casa de Leis; Mara Caseiro (PTdoB), terceira vice-presidente; Márcio Monteiro (PSDB); Professor Rinaldo (PSDB); Osvane Ramos (PTdoB); Junior Mochi (PMDB); Lídio Lopes; Zé Teixeira (DEM); Laerte Tetila (PT), Cabo Almi (PT) e Paulo Corrêa (PR).

    Foto: Wagner Guimarães/ALMS
    Foto: Wagner Guimarães/ALMS
    Foto: Wagner Guimarães/ALMS


    Fonte: ASSECOM
    Foto: Wagner Guimarães/ALMS