Foto: Rachid Waqued |
Campo Grande (MS) – Na tentativa de sensibilizar fiéis por um trânsito mais seguro cerca de 150 líderes religiosos de diferentes denominações se reuniram nesta quarta-feria (18) no IV Encontro de Líderes em Prol da Vida.
Esta iniciativa de reunir os líderes já se tornou tradição segundo o governador André Puccinelli. “Os acidentes estão se multiplicando e presentes nas estatísticas de morte. São pessoas que estão ficando paraplégicas ou tetraplégicas que enfrentam uma vida de sofrimento. Não queremos isso para ninguém, pois sofre a pessoa e sofre a família nestes casos”, disse o governador ao enfatizar que a reunião de líderes vai atuar diretamente nas famílias. “Precisamos conversar todos juntos e a família tem papel importante nisso. Vocês, líderes religiosos, atuam na impotência do poder público. É preciso que a delinquência no trânsito ou fora dele, seja coibida”, ponderou Puccinelli.
Foto: Rachid Waqued |
Os líderes religiosos receberam um coração, tema do encontro, como forma de simbolizar a vida.
Com o tema: “Ide! Suas ações definem a sua colheita", os líderes religiosos poderão levar conscientização de trânsito para a comunidade em que atua. Uma iniciativa aprovada pelo presidente do Conselho Estadual de Pastores, Ronaldo Batista. “A violência ceifa a vida de muitos jovens e é preciso ter consciência de que quem muda o trânsito somos nós. É uma iniciativa do governo de preservação da vida. Nós pastores da igreja evangélica temos feito isso em nossas comunidades e nas orações dos nossos encontros e ainda temos ressaltado a importância de falar nos cultos dos atos no trânsito, como falar ao celular, por exemplo, que ocasionam alguns acidentes”, ressaltou Ronaldo.
A mesma opinião é compartilhada pelo padre Paulo Roberto da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. “É necessário que igreja e sociedade se preocupem com a segurança no trânsito, afinal são nossos irmãos, parentes, amigos que estão se acidentando. É preciso conscientizar os nossos e também a nós. Como Jesus pregou: respeitando o próximo como a nós mesmos. Se aplicarmos isso teremos um trânsito mais humano, além de levarmos a mensagem aos nossos jovens que o trânsito é responsabilidade de todos”, disse o padre.
O IV Encontro de Líderes em Prol da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). Segundo o diretor-presidente do órgão de trânsito, Carlos Henrique Santos Pereira, reunir líderes religiosos na Semana Nacional de Trânsito tem mostrado queda nas estatísticas do número de acidentes nos meses que seguem o evento. “Vemos que há uma queda significativa no número de acidentes e fatalidades de trânsito. O nosso grande desafio é continuar trazendo a mensagem de amor e respeito que todos devem ter no trânsito”, completou Santos Pereira.
Foto: Rachid Waqued |
Para o diretor-presidente do Detran reunir dirigentes das igrejas, associação espírita, representantes da Arquidiocese de Campo Grande, pastores evangélicos, entre outros em prol de um trânsito mais seguro, é certeza de falar para milhares de pessoas. “Sabemos a grande influência que vocês têm dentro de suas comunidades. Necessitamos diminuir a violência no trânsito e a perda de vidas. Estamos plantando para que possamos colher, defendendo a vida através de nossas atitudes e atividades”, concluiu.
Juntando homens e mulheres para pensar a vida. Foi desta forma que o filósofo Mário Cortella, conclamou a todos os líderes para refletir sobre as práticas e ações no trânsito. Por escolha própria, Cortella não emitiu sua carteira de habilitação. Como pedestre vê o trânsito como um espaço de convivência saudável entre motoristas e as pessoas que trafegam pelas ruas e calçadas. “Uma cidade não é só para veículos, é para todos. Devemos proteger a vitalidade ao invés de ameaça-la. Temos falado menos de trânsito e falado mais de mobilidade urbana que inclui o deslocamento de todos no espaço urbano. A discussão é uma maneira de aliar a prática nas igrejas, nas escolas em prol da conscientização”, comentou o filósofo.
Aproveitando o alcance que têm com segmentos de diversas denominações religiosas, lideranças vão fortalecer dentro de suas comunidades o debate sobre a necessidade de tolerância e de que cada pessoa faça a sua parte para reduzir as perdas de vidas. O Encontro é uma das atividades da Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso do Sul.
Fonte: noticiasms
Por: Luciana Bomfim
Foto: Rachid Waqued