Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    16/09/2013

    Com cadastro e orientação profissional, jovens de projetos sociais serão encaminhados ao mercado de trabalho

    Foto: Rachid Waqued


    Campo Grande (MS) – Jovens de projetos sociais da Capital terão ao completar 16 anos de idade a chance de serem encaminhados ao mercado de trabalho. Nesta segunda-feira (16), o governo do Estado, por meio da Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) firmou parceria com a Associação Pestalozzi de Campo Grande, Fundação Ueze Elias Zahran e a Polícia Militar. Os termos de cooperação foram assinados pelo governador André Puccinelli e representantes das entidades beneficiadas.

    Com a parceria, a Funtrab que é responsável pela gestão e implantação das Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda no Estado, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vai proporcionar ao público atendido pelas entidades, o cadastro no banco de dados do Portal Mais Emprego - www.maisemprego.mte.gov.br.

    O governador André Puccinelli destacou a importância da qualificação profissional para garantir uma vaga no mercado de trabalho, assim como da parceria entre poder público e iniciativa privada. “Quanto mais pessoas tivermos qualificadas no Estado para exercerem alguma profissão, mais facilidade de incorporação no mercado de trabalho. A geração de emprego depende diretamente do empenho da iniciativa privada e Estado, mas a oportunidade de emprego se prende à melhor e maior qualificação de quem procura vagas”, destacou.

    Foto: Rachid Waqued

    Mercado de Trabalho

    Conforme a diretora-executiva da Funtrab, Lirce Canepa, tanto o trabalhador quanto o empregador lançam cadastro no Portal Mais Emprego. Neste sentido a Funtrab cruzar informações de quem procura um emprego e de quem disponibiliza uma vaga. “Fomos procurados e entendemos que com o esforço coletivo a gente teria muito mais chances de fazer o encaminhamento deste público às vagas que são disponibilizadas no sistema. Fazendo o cadastro estaremos priorizando estas pessoas que já estão capacitadas nas oportunidades que temos na Fundação”, explicou, salientando ainda que na captação de vagas, a Funtrab estará procurando divulgar esse projeto aos empresários para garantir uma oportunidade a essas pessoas com qualificação.


    Foto: Rachid Waqued

    A Associação Pestalozzi atende pessoas com deficiência intelectual. Já a Polícia Militar executa diversos projetos sociais para adolescentes, enquanto que a Fundação Ueze Zahran beneficia a comunidade com cursos de qualificação profissional. “No caso da Fundação, que trabalha também com cursos de informática, não se tinha um apoio que para estas pessoas após a finalização do curso fizessem o encaminhamento ao mercado de trabalho”, salientou Lirce Canepa.

    Foto: Rachid Waqued

    Um dos projetos sociais da Fundação Ueze Zahran é a orquestra infantil de violinos

    Além disso, a Funtrab também vai disponibilizar técnicos para as três entidades a fim de realizar palestras de orientação profissional, com temas direcionados à inserção no mercado de trabalho. “São dicas como elaborar um currículo, como se comportar bem na entrevista e na apresentação, enfim, uma série de fatores que vão auxiliar o jovem no processo de inserção no mercado de trabalho”, concluiu a diretora-executiva da Funtrab.

    Em nome dos representantes das entidades parceiras, o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos enfatizou não só a qualificação, mas a educação para garantir um futuro melhor. “É importante caminharmos juntos e ter projetos desta natureza. Nós que lidamos com a segurança pública, temos que prezar que grande parte das nossas crianças hoje conta com uma deficiência, infelizmente na educação que é dada dentro de casa. Que a gente possa com esse reforço e participação do poder público, dar orientação, reforço escolar, civismo, mas principalmente a educação”, salientou. 

    A diretora-presidente da Funtrab, Tânia Mara Garib, destacou que Mato Grosso do Sul registra disponibilidade de vagas todos os dias e que com a parceria do poder público, os trabalhadores estão se qualificando cada vez mais. “Até bem pouco tempo ouvimos dos empresários que não tinha gente qualificada. Hoje não podemos mais dizer isso, tanto por parte do poder público como as entidades que preparam as pessoas para o mercado de trabalho”, salientou.

    Foto: Rachid Waqued

    Esta parceria tem como objetivo, segundo Tânia Mara Garib, a garantia de inserção destes jovens. “Isso nos permite abrir o setor de inserção no mercado de trabalho para abrigar estes jovens no momento em que eles estiverem em idade do trabalho, a partir dos 16 anos. A dignidade vem do trabalho na hora certa e há que se ter um preparo para esse mundo e desta forma, estamos oferecendo esta ferramenta”, disse Tânia Mara Garib.

    O evento contou com as presenças dos representantes das entidades parceiras, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini; secretário Extraordinário de Articulação, de Desenvolvimento Regional e dos Municípios, Nelson Trad Filho; deputados estaduais Eduardo Rocha, Mara Caseiro e Dione Hashioka além da vereadora de Campo Grande, Carla Stephanini.


    Fonte: noticiasms
    Por: Bianca de Freitas Caruso 
    Foto: Rachid Waqued