CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/09/2013

    Assembleia Legislativa entrega prêmios e celebra Cultura da Paz

    Foto: Wagner Guimarães - ALMS

    A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul homenageou, na noite de quarta-feira (18), personalidades sul-mato-grossenses e entidades que se destacaram na execução de ações promotoras da paz, em sessão solene proposta pelo deputado estadual Laerte Tetila (PT), presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos. Para Tetila, “a Cultura da Paz não quer que ninguém perca o espírito crítico, mas quer superar a discriminação, o preconceito, a xenofobia, o fanatismo, o autoritarismo, a intolerância e o aviltamento da pessoa humana. Consagrada pelas Nações Unidas, ela veio para exortar os princípios universais do humanismo, da liberdade, da civilidade. Veio para inviabilizar guerras e violências e fortalecer a democracia. Veio para que todos se sintam membros da família humana. Enfim, veio para reencantar a vida”.

    Tetila lembrou ainda que a Cultura da Paz tem avançado muito na busca de um novo humanismo, de uma nova ordem mundial, de uma convivência mais pacífica entre povos, culturas e pessoas, na busca de uma cidadania mais profunda. O parlamentar desejou que "esse movimento pela paz possa alcançar toda a sociedade sul-mato-grossense, adentrar lares, ruas, escolas e encontrar aqui terreno fértil e bons semeadores, tal como já vem acontecendo pelas mãos dos agraciados nesta noite”. A entrega do Prêmio Paz e Cultura, realizada anualmente a personalidades ou pessoas jurídicas, foi instituída pela Lei 4.034, de 31 de maio de 2011 e da Resolução nº 43 de 26 de junho de 2013, de autoria do deputado Laerte Tetila.

    Foram homenageados pelo deputado proponente, o Centro de Integração do Adolescente “Dom Alberto” (CEIA), o Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes (COMCEX/Dourados), a Promotoria de Justiça Comunitária da Comarca de Dourados e a pedagoga Maria Garcia Borges. O deputado Amarildo Cruz (PT) homenageou o educador e suplente de senador Pedro Chaves dos Santos Filho. O deputado Cabo Almi (PT) homenageou a arte-educadora Luciene da Silva Bicudo Cardoso, enquanto o deputado Eduardo Rocha (PMDB) homenageou o pastor Fabiano Loureiro.

    Os deputados Junior Mochi (PMDB), Lauro Davi (PSB), Lídio Lopes, Mara Caseiro (PTdoB) e Marcio Fernandes (PTdoB) homenagearam, respectivamente, a educadora Maria da Glória Paim Barcellos; o pastor e vereador em Três Lagoas Ivanildo Teixeira de Faria; o fotógrafo e designer Stephan Hofmann; o coordenador da Adoração ao Santíssimo Sacramento da Paróquia São José, Bruno Luiz Cilião Bezerra e a Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul). A Fundação de Cultura, parceira da Assembleia Legislativa no evento, homenageou o educador e escritor Paulo Duarte Paes, o padre Fabiano Villela de Figueiredo e o padre Ubajara Paz de Figueiredo que falou em nome dos homenageados e destacou que a paz passa pelo autoconhecimento. "Se quisermos semear a paz, temos que fazer as pessoas entenderem isso", afirmou Ubajara.


    Deputado Laerte Tetila
     Foto: Wagner Guimarães - ALMS

    Foto: Wagner Guimarães - ALMS

    Foto: Wagner Guimarães - ALMS

    Foto: Wagner Guimarães - ALMS

    Fonte: ASSECOM
    Foto: Wagner Guimarães - ALMS