Foto: Rachid Waqued |
Costa Rica (MS) – A parceria entre os poderes executivos dos três níveis e a união das bancadas estaduais e federais em Mato Grosso do Sul têm feito o sucesso de programas que vem garantindo o crescimento dos municípios e o atendimento ao setor produtivo. A avaliação foi feita pelo governador André Puccinelli durante a entrega nesta sexta-feira (13) de um conjunto de motoniveladoras às prefeituras de treze municípios. O maquinário é parte do programa PAC 2, do governo federal, e servirá para que os municípios façam a manutenção das estradas vicinais e cuidem da área rural no setor produtivo.
“No começo do ano entregamos 45 máquinas, com essas que essas que estão sendo entregues nesta etapa do PAC 2 e as que já foram distribuídas na primeira fase, os municípios têm todo o maquinário para atender aos produtores”, afirmou Puccinelli.
A distribuição das 13 motoniveladoras aos prefeitos foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio de sua Delegacia Regional em MS, e, com o governador, também participaram os senadores Delcídio do Amaral e Waldemir Moka, os deputados federais Reinaldo Azambuja, Geraldo Resende e Vander Loubet, deputados federais e lideranças municipais. Em discurso, o governador do Estado destacou a importância da união apartidária em benefício do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e da captação de benefícios federais para os municípios. “É uma parceria que coloca Mato Grosso do Sul como recebedor e como executor de bons projetos”, afirmou, reforçando que os bons resultados aparecem quando todos estão unidos em torno do bem do estado.
Aos representantes da bancada federal, André pediu que levassem o agradecimento do Governo do Estado ao Governo Federal, com o compromisso de que mais benefícios podem ser destinados porque sua administração garantirá as contrapartidas necessárias. “Toda vez que precisar de contrapartida, ela estará garantida”, assegurou.
Foto: Rachid Waqued |
MS Forte 2
Conforme detalhou aos prefeitos e parlamentares, o governador dispõe de um grande volume de recursos destinados ao programa MS Forte 2, no total de R$ 3,6 bilhões, sendo grande parte recurso próprio, do Tesouro, ou de pagamento que será feito de empréstimo junto ao BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Muitos dos projetos elencados só serão realizados porque mesmo nos que são objeto de verba principal federal, houve garantia da administração de Puccinelli de complementação ou contrapartida.
Entre as ações e obras a serem executadas, conforme André, estão a aquisição de 400 viaturas – metade a ser paga com recurso direto do Estado e a outra metade fruto de programa federal de segurança captado pelo governo; a construção de 11 novas escolas estaduais, para a qual haverá entre 20% e 37% de contrapartida; a pavimentação da rodovia BR-419, inserida pela União no PAC com a garantia de destinação de 10% do custo pelo Estado.
Foto: Rachid Waqued |
“Nós, com união de esforços podemos propiciar mais ao nosso Mato Grosso do Sul. Os confrontos podem ser de ideias e de projetos, mas temos que estar juntos pelo nosso estado. E, nós, ao encerrar o nosso mandato, o entregaremos’ de quadrada a bola que recebemos, quase redondinha’”, afirmou o governador André Puccinelli.
Motoniveladoras
As máquinas entregues pelo Programa de Aceleração do Crescimento da Agricultura Familiar (PAC II) contemplam municípios com menos de 50 mil habitantes. A relação das prefeituras beneficiadas foi definida através de portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, datada de 5 de fevereiro. No total, em Mato Grosso do Sul, 36 municípios foram contemplados com os equipamentos, em todas as fases. Nesta etapa, receberam as prefeituras de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Ladário, Paranaíba, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo e Ribas do Rio Pardo.
Fonte: noticiasms
Por: Gizele Cruz de Oliveira
Foto: Rachid Waqued