O prefeito de Antônio João, Selso Lozano (PT) foi recebido em audiência pelo Governador André Puccinelli (PMDB) na tarde da última quarta-feira (31) na cidade de Bonito quando apresentou ao Chefe do Executivo Estadual a situação crítica que o município vem enfrentando com a queda da arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico.
Na oportunidade Lozano esteve acompanhado do vereador Paulo Gamarra (PT), que é líder do prefeito na Câmara Municipal de Antônio João, do prefeito de Jardim, Erney Cunha Bazzano Barbosa (PT) e do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB). Durante a reunião, Selso Lozano informou a atual situação do município. “A situação financeira de Antônio João é critica, inclusive tem me obrigado a conter de despesas na prefeitura e dispensar de quatro secretários municipais”, afirmou.
O prefeito também pontuou as maiores despesas do município como pagamento de funcionários, dívida fundada, fornecedores, encargos da folha, além de reajustes dos professores e aumento do salário mínimo, e afirmou que a baixa arrecadação do FPM tem colocado o município numa situação complicada.
“No ano passado a receita era melhor, e agora é preciso reajustar os salários. Por conta disso estamos tomando várias ações para conseguir administrar a nossa prefeitura e manter o equilíbrio fiscal, já fizemos revisão das vantagens dos funcionários como horas extras, demissão de funcionários, redução de 20% do salário do prefeito, vice-prefeito e primeiro escalão [Secretários Municipais], fusão de Secretarias, diminuindo assim o número de secretários municipais e por último adotamos um horário especial de atendimento”, explicou Lozano.
Entre os pedidos do prefeito ao governador André Puccinelli, foi ajuda para o Hospital Municipal de Antônio João, que tem pouca ajuda dos governos federal e estadual “A ajuda dos Governos é mínima se comparado com que a prefeitura gasta, por isso está ficando difícil de manter os serviços básicos. O aumento de subsídios por parte do Governo Estadual é primordial para continuarmos com o atendimento a comunidade que necessita de qualidade na saúde”, disse.
O prefeitos também solicitou apoio na área ambiental e pediu celeridade com relação ao processo de Licença Ambiental para a construção das 160 unidades habitacionais do Conjunto Portal da Serra que está no Imasul.
O governador pediu paciência alegando que é uma crise mundial e que está tomando algumas medidas fiscais aqui no Estado, mas que terá reflexo apenas em 2015. Puccinelli alegou a queda do FPE e que é um momento de cautela, mais que vai ver se consegue ajudar com alguma coisa na saúde para manter o Hospital, e se colocou à disposição para acelerar a Licença Ambiental para a construção das casas populares em Antônio João que estão parados no IMASUL, prejudicando o andamento das 200 unidades habitacionais em nosso Município.
De acordo com Selso Lozano a audiência com o governador foi proveitosa, pois conseguiu levar até ele a real situação que o município Antônio João está passando e com isso espera que de fato haja apoio e que as solicitações não tenham ficado apenas numa reunião política.
Fonte: OArrastão (Com informações Claudemir Canteiro)
Foto: Divulgação