![]() |
| Ministra chefe da Casa Civil Glesi Hoffmann |
Após os recentes conflitos ocorridos entre fazendeiros e indígenas depois que a ministra chefe da Casa Civil Glesi Hoffmann assumiu a frente das negociações, a chefe da Funai foi desligada de seu cargo e a mais nova baixa do quadro de servidores comissionados é a do diretor executivo da Polícia Federal . Os desligamentos estão publicados no diário oficial da União desta segunda-feira (10/6).
Conforme a publicação, Gleisi exonerou o diretor executivo do Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, Paulo de Tarso Teixeira. Em seu lugar assume Rogério Augusto Viana Galloro. Ele foi delegado da Superintendência da PF em Goiás e atualmente exercia posto de diretor de Administração e Logística Policial (Delog), em Brasília.
Também foi oficializada a exoneração, a pedido, a presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Marta Maria do Amaral Azevedo. Interinamente, assume a vaga a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Maria Augusta Boulitreau Assirati.
A antropóloga Maria do Amaral alegou problemas de saúde. Contudo a saída dela do cargo estaria ligada a séria de conflitos recentes envolvendo indígenas pelo Brasil. O fato mais marcante seria a morte do índio Terena Oziel Grabriel e o incidente em que o primo dele, Joziel Gabriel foi baleado nas costas, ambos em Sidrolândia – distante a 70km de Campo Grande.
Além disso, outros fatos que pesaram contra a ex-presidente foram a resistência de indígenas de várias etnias à construção de hidrelétricas na Amazônia e a tomada da sede do PT pelos indígenas no Paraná, cidade natal da Ministra.
Fonte: Midiamax
Por: Diana Gaúna
Foto: Divulgação
