Dourados (MS) – Dois novos espaços de esporte e lazer estão transformando a vida de comunidades de diversos bairros em Dourados. Construídas pelo Governo do Estado, que também destinou em torno de 14% de contrapartida no custo total de R$ 1,43 milhão dos empreendimentos, as praças Feliciano Vieira Benedetti e José Guerreiro foram inauguradas oficialmente neste sábado, pelo governador André Puccinelli.
As duas obras, nos bairros Izidro Pedroso e Canaã III, receberam montante principal de recursos da União, via emenda parlamentar. Cidadãos da terceira idade do projeto Caminhar Dourados, alunos da escolinha de futebol, crianças e adultos aproveitavam o espaço logo cedo e prestigiaram a festa de inauguração.
O governador André Puccinelli destacou a alegria de entregar o benefício às comunidades, depois de um processo que levou cerca de dois anos entre o levantamento da demanda, a captação dos recursos federais, elaboração e execução do projeto. “Que este instrumento de lazer possa servir ao congraçamento da população”, disse, lembrando ainda a importância da união de todos os administradores para tirar do papel projetos como este.
Para o prefeito Murilo Zauith, as novas praças representam um impulso aos cuidados com a saúde, assim como os projetos que o Governo, através da Sanesul, está executando em Dourados. “Dourados vai chegar a 90% de esgotamento sanitário, já estamos com quase 100% de água, com projetos que a Sanesul vai completar através do PAC 2”, citou. “Tudo isso é qualidade de vida”.
Autor da emenda que garantiu R$ 1,2 milhão para construção dos dois novos espaços de lazer, o deputado federal Geraldo Resende aponta a conquista como uma resposta à demanda da comunidade. Recentemente o município já ganhou a Praça do Parque Alvorada e em breve será inaugurada a Praça do Córrego Rego D’Água, no Jardim Água Boa, divisa com Jd. Itália, ele lembrou. Conforme o parlamentar, esta será a maior de Dourados. “Essas obras significam devolver à comunidade os espaços públicos que lhe foram subtraídos ou negados”, afirmou.
Comunidade
Localizada na Rua Mozart Calheiro esquina com a Rua Alberto Leopoldo Van Suypene, no Bairro Izidro Pedroso, a Praça Feliciano Vieira Benedetti já é ponto de encontro para quem mora no entorno ou bairros vizinhos. O presidente da Associação de Moradores, Alcides Alves Bezerra, conta que muitos praticantes de caminhada precisavam ir até o Estádio Douradão, que fica distante e ainda requer a travessia da BR-163. “Agora não precisa mais, tem este espaço pertinho. E a gente precisava muito, porque Dourados é carente de lugares para lazer. Até por isso tem moradores de outros bairros que estão vindo também usar a praça”, disse.
Com 8.392,80 metros quadrados de área, o local foi dotado de campo de futebol com arquibancada, iluminação e alambrado de fechamento; cancha de bocha; cancha de malha; playground; espaço de convívio (pérgola); estacionamento, iluminação geral; passeio público com piso tátil; paisagismo e calçamento interno.
Além de uma escolinha de futebol que já funciona no campo gramado, outros projetos esportivos estão sendo estudados para oferecer mais opções à comunidade que frenquenta diariamente a praça.
As amigas Ana Luiza Estigaribia, 9 anos, Gabrielle de Paula Martins, 10, e Ticiane Nogueira Corrêa, 11, aproveitavam a manhã de temperatura amena para se divertir nos brinquedos do parquinho. “Antes aqui só tinha a quadra, aqui em volta era tudo mato. Às vezes dava medo de passar quando a gente vinha da escola. Agora a gente vem todo sábado e todo domingo depois da catequese”, relata Ana Luiza. “Nos dias de semana a gente às vezes também vem, quando nossas mães deixam”, festeja Gabrielle.
No Canaã III, a nova praça José Guerreiro também já é considerada cartão-postal pela comunidade. Construída na Rua Frei Antônio esquina com a Rua Antônio Luís Mara, o local que antes só tinha uma calçada e não passava de um espaço vazio e sem vida, foi dotado de campo de futebol, quadra de areia, quadra poliesportiva, vestiários, parque infantil, estação de ginástica e teatro de fantoche. Foram instalados no local também um pórtico de entrada, alambrado, calçadas, iluminação e paisagismo. A área de 6.908,31 metros quadrados leva o nome de uma das figuras mais conhecidas na região da Grande Dourados, o repórter José Guerreiro, o velho Tatau.
As inaugurações contaram também com as presenças de parentes dos homenageados, dos secretários estaduais Nelson Trad Filho e Edson Giroto; do presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa; dos deputados Laerte Tetila, George Takimoto e José Teixeira; do presidente da Fundesporte, Flávio Brito; prefeitos de municípios da Grande Dourados e vereadores.
Fonte: noticiasms
Por: Gizele Cruz de Oliveira
Fotos: Rachid Waqued