Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    15/04/2013

    Vereador assumirá Prefeitura de Paranaíba até Tita renunciar à vaga de deputado


    Presidente da Câmara Municipal, o vereador Paulo Borges da Silva (PPS), o Bodinho, assumirá o comando da Prefeitura de Paranaíba até o segundo colocado na eleição, deputado Diogo Tita (PPS), renunciar à vaga na Assembleia Legislativa.

    Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) cassou o mandato do prefeito Zé Braquiara (PDT) e determinou a posse do segundo colocado no pleito. Para assumir o cargo, Tita precisa renunciar à cadeira de deputado.

    A decisão do TRE, no entanto, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, se renunciar ao cargo e a instância superior devolver o mandato a Braquiara, Tita ficará sem nenhum dos cargos. Ele adiantou aguardar o comunicado da Justiça para assumir a prefeitura.

    Na edição do Diário de Justiça desta segunda-feira (15), o TRE oficializou a cassação de Braquiara e mandou o segundo colocado assumir a prefeitura. Tita, no entanto, ainda não renunciou. Neste caso, de acordo com a assessoria do Tribunal, se cumprirá o artigo 68 da Lei Orgânica de Paranaíba e artigo 168, parágrafo primeiro da resolução 23.372 do TSE, que determinam a posse interina do presidente da Câmara.

    Manobra política

    Rival do deputado na eleição, Braquiara alega “manobra política”. “A decisão do TRE foi clara e determina a posse do segundo colocado, mas ele não tem coragem de renunciar para assumir a prefeitura e comandou manobra política para seu aliado, o presidente da Câmara, quebrar o galho”, disparou.

    Vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Paulo Henrique Soares (PDT), engrossou o discurso. Segundo ele, na semana passada logo após sair decisão do TRE, Tita marcou reunião com os vereadores para articular a posse provisória do presidente do Legislativo para evitar risco de perder vaga de deputado.

    Braquiara ainda declarou-se certo de sua volta à prefeitura. “Não estou preocupado, porque fui eleito pelo voto popular”, disse. Ele informou que já ingressou com recurso ao TSE. 

    Fonte: Midiamax
    Por: Lidiane Kober
    Foto: Divulgação