Beto Richa (esquerda) destacou liderança de André no Codesul |
Campo Grande (MS) – O governador André Puccinelli está reunido nesta manhã (4) com os governadores dos Estados membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Estão sendo discutidos assuntos de interesse da região e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com os representantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Durante a abertura dos trabalhos, o governador do Paraná, Carlos Alberto Richa, que está deixando a presidência do Codesul, enfatizou a liderança do governador André Puccinelli junto ao bloco, mas principalmente na atuação no que se refere às questões financeira e de desenvolvimento dos Estados. “André Puccinelli é o maior líder dos governadores na luta frente aos problemas dos estados”, enfatizou Richa, que está em seu primeiro mandato como governador do Paraná.
Na programação da reunião do Codesul, está a apresentação de Puccinelli sobre a proposta para negociação da dívida dos Estados com a União. Tanto nas reuniões do Codesul, como nos Encontros de Governadores e em Brasília, o chefe do Executivo de Mato Grosso do Sul defende entre outras questões, a redução do pagamento da dívida, mudanças dos indexadores, aumento de receita do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e partilha igualitária dos royalties do pré-sal. Juntamente com outros governadores, André também entrou na briga contra o modelo proposto para unificação das alíquotas de ICMS.
Pautas
Na pauta preliminar desta quinta-feira também consta a explanação do secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba, da proposta de política de segurança pública para os Estados membros; apresentação de relatório do governador Beto Richa de sua gestão como presidente do Codesul e ainda a passagem do comando da entidade ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.
A Carta de Florianópolis com as principais preocupações e interesses dos quatro Estados, traduzidos em resoluções e documentos aprovados será publicada ao final da reunião do Codesul.
Fonte: noticiasms
Por: Bianca de Freitas Caruso
Foto: Divulgação