| Dilma esteve em Campo Grande para entregar 300 ônibus escolares |
Em quase uma hora de discurso, nesta segunda-feira (29), em Campo Grande, a presidente Dilma Rousseff (PT) reforçou o investimento federal na aquisição de 300 ônibus escolares, anunciou novo pacote de ações e apelou para prefeitos tratarem a educação como prioridade. Ela ainda relembrou passagem por Bonito e disse que viu no município a “coisa mais bonita” de sua vida.
A presidente começou o discurso com gritos de “oleoleolá Dilma, Dilma”. Logo no início, ela disse ao prefeito Alcides Bernal que “pode ter certeza que nós temos adiante um mundo de parcerias a serem feitas”. “Venho aqui de uma forma solene reafirmar meu compromisso com o Estado”, completou.
Neste sentido, fez questão de destacar investimentos federais em Mato Grosso do Sul, como a aquisição de 558 de ônibus escolares. Dilma, ao contrário do governador André Puccinelli (PMDB), não falou em troca de favores e declarou que os veículos fazem parte do “Programa Caminhos da Escola”, que patrocinou os investimentos.
Segundo a petista, o Governo do Estado contribuiu com parte da verba. “Destinamos do meu governo até agora 558 ônibus para transporte escolar, são R$ 117 milhões, com contribuição de contrapartida do Governo do Estado, porque o governador queria porque queria contrapartida e nos ajudou nestes 558 ônibus”, contou.
Destacando a educação como prioridade, a presidente disse do compromisso com Mato Grosso do Sul para expandir creches e ampliar escolas com ensino integral.
Em infraestrutura, ela prometeu investir na pavimentação da BR 419, modernizar, ampliar e duplicar trechos das BRs 163, 262 e 267, prolongar a norte-sul de Anápolis até Douramos passando por Panorama e conectar Maracaju até porto de Paranaguá, no Paraná. "A BR 419, assim que concluírem a apresentação do projeto executivo, vamos fazer a avaliação e transferir para o Estado de Mato Grosso do Sul executar."
Ela ressaltou ainda que o governo precisa das rodovias para patrulhar fronteiras. "Estamos olhando todas as regiões de fronteiras dentro do programa estratégico de fronteiras." "Nós precisamos ter rodovias que deem acesso e permitam um melhor patrulhamento de fronteira", emendou a presidente..
Outra meta é destinar R$ 201 milhões para investir em oito aeroportos regionais, como de Bonito, Coxim, Corumbá, Costa Rica, Três Lagoas e de Naviraí. "Vamos subsidiar passagens em voos regionais", disse.
Dilma ainda reforçou priorizar municípios com menos ou até 50 mil habitantes. Ela se comprometeu a destinar a todos eles uma caçamba, uma retroescavadeira e uma motoniveladora.
Fonte: Midiamax
Por: Lidiane Kober