Douglas recepciona ministros na Assomasul
|
O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo (PSDB), será anfitrião de um grande ato institucional nesta segunda-feira (1º) que ocorre no estacionamento da entidade com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, integrantes da bancada federal, secretários e prefeitos.
Denominado "Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas de Mato Grosso do Sul com Órgãos Federais', o evento está marcado para ocorrer das 9 horas até as 18 horas em uma tenda instalada no local, período em que os prefeitos terão a oportunidade de discutir os problemas dos municípios, receber orientações sobre liberação de recursos por meio de linha de crédito e encaminhar reivindicações.
Além de Ideli, devem participar do ato os ministros de Desenvolvimento Social, Tereza Campello; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; e de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
Para o presidente Douglas Figueiredo, o encontro é providencial no momento em que os novos prefeitos, principalmente, precisam de um norte para poder tocar suas administrações.
"Sem dúvida, a presença da ministra Ideli Salvatti será de grande importância para os municípios de Mato Grosso do Sul no encaminhamento de propostas e discussão de assuntos de interesse locais", frisou o presidente da Assomasul, ao destacar também a atuação da bancada federal em Brasília em torno das questões municipalistas.
EVENTO
O governo federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, realizará uma rodada de capacitações nos Estados para orientar os novos prefeitos sobre as políticas públicas. O objetivo é apresentar os principais programas, ações e linhas de financiamento voltadas às cidades.
O Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas será realizado com apoio dos governos estaduais, das prefeituras e das entidades municipalistas.
Segundo a ministra Ideli Salvatti, o objetivo é dar continuidade às orientações aos prefeitos e às prefeitas sobre os programas, as políticas e as linhas de financiamento apresentados no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado pelo Governo Federal em janeiro.
“Agora é a vez de o governo federal ir até os Estados para intensificar as capacitações dos gestores públicos, neste primeiro ano de mandato. Tenho certeza que o resultado dessa parceria entre governo federal e municípios será fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades. Desta forma, vamos avançar na direção de um Brasil desenvolvido, que garanta os direitos de todos os brasileiros”, disse a ministra.
A programação abordará os principais programas do governo federal nas áreas de saúde, educação, social, infraestrutura, saneamento básico, habitação e políticas públicas voltadas à modernização da gestão pública.
Em cada Estado, haverá uma programação diferenciada, alinhada às necessidades regionais. Os temas serão apresentados por secretários e assessores dos ministérios.
Os principais ministérios do governo federal farão atendimento individual para esclarecer as dúvidas de cada município. Além disso, haverá oficinas de capacitações para acessar programas federais.
Pela programação, a primeira edição ocorreu em Aracaju, capital do Sergipe, no último dia 26. A última será realizada em julho, em local a ser definido.
CURRÍCULO
Ideli Salvatti é ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. No período de janeiro a junho esteve à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Nascida em São Paulo no dia 18 de março de 1952, Ideli Salvatti é licenciada em Física pela Universidade Federal do Paraná. Com um histórico de grande atuação política, foi a primeira mulher eleita senadora de Santa Catarina, estado que adotou para viver, ajudando a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT) e onde cumpriu dois mandatos como deputada estadual.
Iniciou sua militância em Joinville, nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Pastoral Operária, Associações de Moradores e no Centro de Defesa dos Direitos Humanos, entidade da qual foi fundadora e presidente. Em 1987, foi eleita presidente da Associação dos Licenciados em Santa Catarina (ALISC).
Foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SC), sendo tesoureira na gestão 1988-1991.
Professora de 1983 até 1994, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação - SINTE/SC por dois mandatos, em 1989 e em 1992, quando já vivia em Florianópolis.
Por sua defesa ao governo, foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar por duas vezes a função de Líder do Governo no Congresso. Ideli Salvatti também foi quatro vezes Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado.
Presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas desde 2009, ela foi titular nas comissões de Constituição e Justiça e de Infra-Estrutura, e suplente em mais três: Educação, Assuntos Sociais, e Assuntos Econômicos.
Antes do Senado, cumpriu dois mandatos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (de 1994-1998 e 1999-2002).
Fonte: conjunturaonline
Por: Willams Araújo
Foto: Chico Ribeiro