CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/03/2013

    Zeca solicita relação de transferências de terrenos feitas pela prefeitura nos últimos 16 anos

    Vereador ocupou a tribuna pela primeira vez na Câmara
    O ex-governador e agora vereador, Zeca do PT, ocupou a tribuna da Câmara de Campo Grande pela primeira vez nesta terça-feira (5). No discurso o vereador falou sobre o requerimento apresentado por ele para solicitar esclarecimentos sobre a que título e para quem foram transferidos terrenos em Campo Grande nos últimos oito anos. A pedido dos vereadores, o período foi estendido por 16 anos.

    Zeca falou da satisfação de ocupar uma tribuna de parlamento após 22 anos e disse que está preocupado com os inúmeros pedidos de ordem de despejo em Campo Grande nos últimos 60 dias. Segundo o vereador, são, aproximadamente, 140 ordens de despejos que atingem famílias que já estão nos terrenos há cinco, dez ou quinze anos.

    “A sensação que dá é de que Campo Grande está sentada sobre um grande loteamento irregular”, disse. O vereador sugeriu um entendimento entre a prefeitura e o Poder Judiciário para buscar um levantamento real do que foi feito de desocupação e doação de área em Campo Grande.

    As doações de áreas para empresas ganhou destaque na Câmara nos últimos dias e o vereador Paulo Pedra (PDT) chegou a dizer que vai apresentar emendas em todos os projetos de doação que chegarem à Casa. A emenda vai orientar que os terrenos sejam devolvidos à prefeitura se a destinação for mudada. Recentemente, um frigorífico fez um empréstimo colocando como garantia o lote doado pela Prefeitura de Campo Grande. Após isso, vendeu o lote, sem ao menos pedir autorização da prefeitura.

    O líder do prefeito Alcides Bernal na Câmara, Alex do PT, elogiou o requerimento do vereador Zeca do PT e disse que ele é uma das pessoas que mais entendem do problema, visto que quando governador lutou para resolver o problema de muitos que estavam com moradia irregular.

    Alex também criticou o número de processos de despejo em tramitação e revelou que acha estranho o fato de várias ações estarem aparecendo agora na administração de Bernal. “Parece que estão tirando da gaveta ações que por lá dormitavam. Para passar como se fosse de responsabilidade do Bernal”, concluiu.

    O vereador Carlão (PSB) admitiu que nos últimos quatro anos nenhum lote foi regularizado em Campo Grande. Segundo ele, os diplomas distribuídos pela Agência Municipal de Habitação não têm validade de nada e muitos moradores que já são até avós, morando no mesmo local, correm risco de serem despejados. O vereador lembrou que é contra novas invasões, mas pediu cuidado para que se faça justiça social, analisando os casos de pessoas que já residem há vários anos em determinados locais.

    Fonte: Midiamax
    Por: Wendell Reis
    Foto: Divulgação/Câmara