| Krug lidera movimento em Brasília na terça |
Os prefeitos voltaram a Brasília para participar terça-feira e quarta-feira (13 e 14) de mobilização em favor uma partilha justa dos royalties do petróleo, dias após derrota no Senado na votação da emenda 29, que define percentuais de investimento na área de saúde.
O presidente da Assomasul, Jocelito Krug (PMDB), afirma que os prefeitos querem apenas uma partilha justa dos royalties do petróleo, mas não tirar um centavo sequer dos estados produtores como está sendo interpretado pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
Jocelito vê a necessidade desse novo manifesto visando garantir a aprovação do Projeto de Lei (PL 2.565/2011) que modifica a forma de distribuição dos royalties.
“O momento é agora, porque o ano que vem é de eleições, quando não se vota mais nada”, advertiu o presidente da Assomasul, lembrando que os municípios sul-mato-grossenses podem quadruplicar os recursos a que têm direito na produção do petróleo do País caso a matéria seja aprovada pela Câmara dos Deputados.
Segundo ele, atualmente o conjuntura dos municípios do Estado recebe R$ 9,7 milhões ao ano como parte dos royalties, devendo saltar para R$ 65,6 milhões caso a chamada emenda Ibsen seja aprovada, o que significa um aumento de R$ 55,9 milhões.
“Há dois meses estivemos em Brasília com o presidente do Senado, José Sarney, quando foi feito um acordo para votação do projeto, mas esse acordo não está sendo cumprido. Nós estamos querendo apenas o cumprimento da Constituição, que diz que toda a riqueza da Nação pertence aos brasileiros, queremos que a distribuição seja justa”, acrescentou.
Fonte: conjunturaonlie
Por: Willams Araújo
Foto: Chico Ribeiro