Campo Grande (MS) – O governador André Puccinelli recebeu hoje à tarde (22/11) a visita do secretário-executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamentos de Exportações (CZPEs), do Ministério de Desenvolvimento de Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Gustavo Fontenele, dirigentes da empresa privada responsável pela instalação da ZPE da cidade de Bataguassu, além do prefeito daquele município, João Carlos Aquino Lemes.
O objetivo da reunião, conforme o secretário executivo do Conselho Nacional das ZPEs foi de estreitar diálogos, agradecer o apoio e reiterar o pedido de relação institucional com Estado. “Viemos agradecer o apoio que o governo do Estado vem realizando para o sucesso e implementação desse projeto. É preciso ter uma comunicação sempre aberta, porque a ZPE se faz com um conjunto de pessoas. É fundamental o engajamento do governo, prefeitura, nós do governo federal e dos empresários”, ressaltou Gustavo Fontenele.
De acordo com Gustavo Fontenele, o cronograma e prazos legais para a instalação da ZPE de Bataguassu vêm sendo cumpridos. “No ritmo de execução de obras e cumprimento de prazos, além da dependência de entendimentos da administradora da ZPE com a Receita Federal, a nossa expectativa é de que cumpridas estas etapas, a Zona de Processamento de Exportação de Bataguassu seja a primeira das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste”, destacou o secretário executivo.
Durante a reunião, o presidente da Empresa gestora da ZPE de Bataguassu (Egezpe), Germano Augusto Pereira e Silva informou ao governador que já foi cumprido uma primeira etapa, referente aos primeiros 10% de instalação. A área de200 hectares tem condições de ser ampliada em mais 700 hectares numa expansão futura. “Esta forma de gestão da ZPE traz expectativas positivas. O município tem características próprias em termos de logística”, complementou o prefeito de Bataguassu, João Carlos Aquino Lemes.
Para os empresários, a infraestrutura logística é um atrativo para que indústrias possam se instalar numa área próxima a acessos para escoamento da produção por rodovia, hidrovia e ferrovia. A obra que deve incrementar as exportações e fortalecer o desenvolvimento regional terá o apoio do governo do Estado que vai auxiliar na atração de indústrias para se instalarem na área. “Município, Estado, governo federal e empresários estarão juntos. O governo do Estado dará todo o apoio”, garantiu o governador André Puccinelli.
A reunião contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Carlos Alberto Said e de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.
Fonte: noticias.ms
Por: Bianca de Freitas Caruso
Foto: Edemir Rodrigues