Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    segunda-feira, 16 de outubro de 2017

    LÍNGUA PORTUGUESA - Professor Fernando Marques


    Dicas de português

    Erronias gramaticais e formas corretas. Exemplos:

    Bebedor  nas escolas, nas universidades, nas empresas e nas repartições públicas, há sempre alguém utilizando a palavra Bebedor para se referir ao aparelho do qual se obtém a água natural ou gelada. Até mesmo diretores, professores e empresários que deveriam falar de forma correta, difundem insistentemente esse grosseiro erro.
    Embora a palavra bebedor possa constar em algum dicionário indicando o aparelho de água e haja quem afirme que ela pode utilizada para essa finalidade, convém o entendimento de que só deve ser aplicada na linguagem coloquial porque, preferencialmente, usa-se o vocábulo  bebedouro.
    Bebedor é pessoa que bebe com muita frequência, ou seja, o beberrão, o cachaceiro, o pau-d'água, o alcoólatra, o bêbedo (ou bêbado), o pinguço, o esponja, o pé-de-cana, papudinho ou papudim (maneira como o cearense chama o beberrão), o ébrio, o alcoólico, o aguardenteiro (viciado em aguardente, cerveja, uísque, vodka, tequila, rum ou outra bebida alcoólica), o odre, o etilista.
    A palavra bebedor palavras é formada a partir de derivação sufixal, tendo o sufixo nominal -dor- acrescido ao verbo beber para sugerir o agente ou o instrumento da ação, podendo ainda indicar um ofício ou profissão.
    Como exemplos de derivação com o sufixo -dor- acrescido ao verbo, temos as seguintes palavras: abafador (aquele ou aquilo que abafa); abridor (aquele ou aquilo que abre); acelerador (aquele ou aquilo que acelera; aparador (aquele ou aquilo que apara); apostador (aquele que aposta); apresentador (aquele ou aquilo que apresenta); atirador (aquele ou aquilo que atira); curador (aquele ou aquilo que cura); escorregador (aquele ou aquilo que escorrega); jogador (aquele ou aquilo que joga); lavador (aquele ou aquilo que lava); matador (aquele ou aquilo que mata); tratador (aquele ou aquilo que trata).
    Bebedouro indica o aparelho que fornece água, podendo também significar o recipiente ou o local onde os animais bebem água.
    O verbo beber acrescido ao sufixo -douro- indica o instrumento ou lugar da ação expressa pelo verbo. Como exemplos de derivação com esse sufixo acrescido ao verbo, temos as seguintes palavras:
    Abastecedouro, local destinado ao abastecimento; Ancoradouro, local onde os barcos, iates e navios ancoram; embarcadouro, local onde as pessoas embarcam, local de embarque; defumadouro, local onde se defumam carnes; fumadouro, local onde as pessoas fumam; lavadouro, local ou o tanque no qual se lava qualquer coisa;  matadouro é o local destinado à matança; onde se abatem (matam) animais (bois,  vacas, jacarés, equinos, caprinos, suínos).

    Continuação na próxima semana! 




    Imprimir

    RECENTES

    POLÍTICA

    CONCURSOS