Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    domingo, 10 de setembro de 2017

    COSTA RICA| Campanha Nacional de Multivacinação será realizada de 11 a 22 de setembro no município


    No período de 11 a 22 de setembro o Governo de Costa Rica – MS por meio da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – realiza a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes. O dia ‘D’, de divulgação e mobilização nacional, está marcado para 16 de setembro (sábado) quando todas as ESFs – Estratégia de Saúde da Família - vão estar abertas das 8h às 17h para atender a população.

    A campanha tem como objetivo resgatar as crianças e adolescentes não vacinadas ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o calendário de vacinação. “Nessa ocasião, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança com a finalidade de diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzirem as taxas de abandono do esquema vacinal”, explicou a secretária de Saúde Adriana Tobal.

    Adriana Tobal complementa que a campanha será realizada no período de 11 a 22 de setembro na Zona Urbana. Já na Zona Rural será simultaneamente com a Campanha de Vacinação Antirrábica, a qual será realizada de 04 a 22 de setembro. “A multivacinação é uma estratégia a fim de atualizar a situação vacinal, cuja população alvo são os menores de 15 anos de idade”, enfatiza a gestora ao lembrar que “nesta campanha, deverá ser avaliada a situação vacinal do grupo alvo, para que de forma seletiva proceda-se a atualização da caderneta de vacinação, de acordo com os esquemas preconizados pelo PNI - Programa Nacional de Imunizações”.

    Confira abaixo o cronograma de vacinação na Zona Rural que será realizado no período de 04 a 22 de setembro:

    04/09 (segunda-feira) – Região da Baús;

    05/09 e 06/09 (terça e quarta-feira) – Região da Lage; Região da Capela; Região do Gaúcho Pobre; Região do Bolicho Seco;

    08/09 e 11/09 (sexta e segunda-feira) – Região do Curralinho;

    12/09 e 13/09 (terça e quarta-feira) – Região São Marcos; Região da Cabeceira da Formiga; Região Monarca;

    14/09 (quinta-feira) – Região do Morro Alto; Região da Fazenda Planalto; Região da Fazenda Germinex;

    15/09 e 18/09 (sexta e segunda-feira) – Região do Jaurú; Região da Guanabara; Região da Piacatu;

    19/09 (terça-feira) – Região da Lagoinha; Região da Serrinha; região da Cabeceira da Vaca;

    20/09 e 21/09 (quarta e quinta-feira) – Região da Furnas do Indaiá; região do Bauzinho;

    22/09 (sexta-feira) – Região da Macaúba; Região da Formiga.

    A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir diversas doenças. “Por meio do SUS - Sistema Único de Saúde -, o PNI é referência internacional por promover o acesso gratuito da população às vacinas, respeitando critérios e orientações da OMS - Organização Mundial da Saúde. Por isso, crianças, adolescentes, adultos e idosos precisam comparecer a um ESF – Estratégia de Saúde da Família - mais próxima da sua casa e verificar se está com todas as vacinas em dia, independente se há ou não com uma campanha de vacinação em vigência”, finaliza a secretária Adriana Tobal.


    ASSECOM/PMCR


    Imprimir

    RECENTES

    POLÍTICA

    CONCURSOS