CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/06/2017

    Carreta atende mais de 300 em Japorã e segue para Laguna Carapã

    © Divulgação

    Acabou nesta sexta-feira (23), os atendimentos da Carreta da Justiça na comarca de Japorã, região Sul do Estado. Foram cinco dias de intenso trabalho, beneficiando a população da cidade, que ainda não tem um fórum próprio. 

    Ao total, 324 pessoas foram atendidas nesta ação do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, com destaque para as conversões de união estável em casamento. A unidade móvel, com a estrutura de um mini-fórum, ficou estacionada em frente ao CREAS, levando acesso à justiça gratuita e célere acessível.

    O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Divoncir Schreiner Maran, desde o início de sua gestão, não mediu esforços para alcançar o maior número possível de comarcas no menor tempo, fazendo da celeridade uma constante.

    Em Japorã, o juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, que responde pela Carreta da Justiça, e sua equipe realizaram 62 casamentos, dois reconhecimentos de paternidade, um divórcio, uma coleta para DNA e um pedido de guarda, alimentos e visita. Durante a passagem do serviço em Japorã foram abertas 64 ações.
    © Divulgação
    Agora, entre os dias 26 e 30 deste mês, a Carreta da Justiça segue rumo a comarca de Laguna Carapã, último atendimento do mês de junho. Assim, a população lagunense já pode ir se preparando para muitos serviços jurídicos de natureza cível, criminal e juizados, como conversão de união estável em casamento, exames de DNA, divórcios, dissoluções de união estável, investigação de paternidade, pedidos para receber pensão alimentícia ou parar de pagar, reconhecimento de paternidade, além das audiências cíveis e criminais já pautadas. Tudo de forma gratuita, rápida e de qualidade.

    Segundo o calendário, os próximos destinos, depois de de Laguna Carapã, serão Vicentina, de 10 a 14 de julho; Jateí, de 17 a 21 de julho, e Novo Horizonte do Sul, de 31 de julho a 4 de agosto.

    Quatro cidades serão contempladas nos meses de agosto e setembro: Juti (de 21 a 25 de agosto), Douradina (de 28 de agosto a 1º de setembro), Santa Rita do Pardo (de 11 a 15 de setembro) e Selvíria (de 18 a 22 de setembro). 

    Nos três últimos meses do ano será a vez de Paraíso das Águas (de 2 a 6 de outubro), Jaraguari (de 6 a 10 de novembro), Figueirão (de 20 a 24 de novembro) e Alcinópolis (de 27 de novembro a 1º de dezembro). Ladário será a primeira a receber a Carreta da Justiça em 2018 - de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. 

    A Carreta da Justiça faz parte do Programa Judiciário em Movimento do Poder Judiciário de MS e a unidade móvel tem jurisdição em todo o Estado, com competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais, além de Tribunal do Júri. 

    Na carreta há um gabinete para o juiz, salas para Defensoria Pública e Ministério Público, recepção, espaço para advogado, além de copa e banheiros.

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir