CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/09/2016

    Frigorífico JBS fecha em férias coletivas, mas nega demissões

    Unidade do JBS localizado na avenida Duque Caxias (Foto: Divulgação)

    Diante de boatos de demissões na unidade do JBS em Campo Grande, na Avenida Duque de Caxias, a empresa divulgou que não tem plano de corte, no entanto, anunciou férias coletivas de 20 dias, a partir da próxima quarta-feira (21). O retorno está previsto para ocorrer no dia 10 de outubro, véspera de feriado.

    O frigorífico afirma que após o período sabático, as atividades serão retomadas normalmente. A justificativa da suposta férias coletivas, de acordo com a empresa, seria para “ajustar demanda de produção às questões de mercado”.

    Conforme relatado por um funcionário da unidade, o recesso irá atingir todos os funcionários, e o clima é de demissão em massa. Outro indício de que o frigorífico pode estar enfrentando dificuldades, segundo o funcionário, é a redução de animais para o abate. De 1,5 mil, o abatimento reduziu para 900. “Parece que a empresa está tendo dificuldade para comprar animal, e tem dias que a gente não tem nem o que fazer. Dizem até que tem relação com a Lava-Jato”.

    O JBS em Campo Grande foi beneficiado no fim do ano passado com incentivo fiscal de R$ 996 milhões do governo estadual, devido à instalação de novos empreendimentos em quatro municípios. Mas ainda assim o ano não tem sido um dos melhores para o setor, a Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos) chegou a anunciar que o mau desempenho representa uma crise história, em razão da significativa queda do consumo de carne bovina.

    Para ter ideia da redução, a entidade estima que a o brasileiro deixou de consumir 7 quilos de carne neste ano. Mas não pode mudança alimentar, mas sim como um efeito da crise econômica. A média passada apontava que cada indivíduo consome 40 quilos de carne bovina ao ano, e a quantidade em 2016 cairá para 32 quilos.




    Fonte: campograndenews
    Por: Anny Malagolini
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/economia/frigorifico-jbs-fecha-em-ferias-coletivas-mas-nega-demissoes