CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/02/2015

    Aparecida do Taboado, MS: Controle de Vetores recolhe mais de 1 tonelada de materiais inservíveis

    O Controle de Vetores sorteou mais de 200 brindes no Dia “D”

    O prefeito Robinho Samara participou do Dia “D” de Combate a Dengue e Febre Chikungunia

    Em ação do Dia “D” de Combate à Dengue e Febre Chikungunya, o Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde recolheu, de 02 a 14 de fevereiro, mais de 1 tonelada de materiais inservíveis considerados criadouros do mosquito aedes aegypiti, responsável pela transmissão de ambas as doenças.

    O município planejou com antecipação de mais de um mês, atividades que pudessem envolver a comunidade em geral. A mobilização social envolveu cerca de 100 pessoas, entre Agentes de Combate à endemias, Secretaria de saúde, Secretaria de Fazenda, Departamento de Compras, entre outros órgãos públicos.

    As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e o Cemitério Municipal foram pontos de coletas. O cidadão que colaborou com 10 itens recebeu um cupom para concorrer aos mais de 200 brindes, entre eles 38 cestas básicas. Os itens foram doados pelo comércio, por pessoas físicas e jurídicas. Alguns vereadores e o prefeito Robinho Samara também contribuíram com prêmios particulares.

    Para a realização da ação, outra parceria importante firmada com o município foi com a empresa Sanesul que doou água para auxiliar o evento.

    A campanha foi considerada um sucesso devido a grande quantidade de lixo retirada, no entanto o Controle de Vetores fez um alerta para a comunidade do bairro Vila Barbosa. “Dos postos de coleta, infelizmente o local aonde a comunidade menos colaborou foi a do bairro Vila Barbosa, que por coincidência é o bairro onde está concentrado o maior número de casos suspeitos de Dengue, inclusive com dois casos já confirmados, através de exame laboratorial realizado no LACEN de Campo Grande”, contou Ismael Côggo, coordenador do Controle de Vetores.

    O prefeito Robinho Samara ressaltou que o município busca eliminar a doença e que a colaboração dos cidadãos é crucial. “Nós estamos fazendo a nossa parte. Fazemos a conscientização e a prevenção. Esta campanha soma com as ações do município e visa o bem estar de todos”, disse.

    Com esta atividade, a Secretaria de saúde, por meio da coordenação de Controle de Vetores espera, reduzir o índice de infestação predial do mosquito, com o apoio da população. “Assim poderemos evitar uma epidemia dessas doenças em nosso município, como está acontecendo em alguns municípios do Estado, na Capital e municípios do Estado de São Paulo, que já conta com mais de 1.000 casos suspeitos de Dengue em somente um município. Esperamos que a população fique sensibilizada e que tome atitude, porque quem tem de morrer é o mosquito”, declarou Côggo.

    O material recolhido durante a campanha foi destinado para a empresa Sucatas Cunha.

    Código de Postura

    O Controle de Vetores também fez um alerta quanto à aplicação do Código de Postura, que está em vigor desde o dia 02 de fevereiro.

    Segundo a coordenação, a população em geral – seja pessoa física, jurídica ou até mesmo órgão público – será responsabilizada caso forem encontrados focos do mosquito transmissor da Dengue e Febre Chikungunia no imóvel e depois de ser analisado pelo laboratório for constado que realmente é do aedes aegypiti. O cidadão será notificado e poderá receber uma multa no valor inicial de R4 527,00.






    Fonte: ASSECOM/JE
    Por: Luana Chaves