CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/02/2021

    Eleição que definirá ocupantes de cargos da mesa diretora da Câmara é adiada para esta quarta

    Impasse foi criado após presidente eleito, Arthur Lira (PP-AL), ter anulado ato do antecessor que permitiu o registro do bloco partidário do adversário Baleia Rossi (MDB-SP).

    Entenda a decisão de Arthur Lira que anulou a eleição para cargos da mesa da Câmara
    A Câmara dos Deputados adiou para esta quarta-feira (3), às 10h, a eleição dos deputados que ocuparão cargos na mesa diretora.

    A votação já havia sido adiada para esta terça-feira (2) após a eleição do presidente Arthur Lira (PP-AL) e de um impasse em torno da distribuição das cadeiras entre os partidos.

    "Estamos construindo um acordo", disse o deputado Arthur Lira.

    Uma reunião de líderes está prevista para a tarde desta terça a fim de se tentar chegar a um acordo entre as legendas.

    A divisão de cargos foi motivo de embate entre o grupo de Arthur Lira e do adversário Baleia Rossi (MDB-SP) na noite desta segunda-feira (1º).

    Minutos após ter sido eleito para a presidência da Casa, o parlamentar do PP anulou a eleição para os cargos da mesa e desintegrou o bloco de dez partidos formado para apoiar Rossi, cujo grupo ameaçou entrar no Supremo Tribunal Federal (STF).

    O argumento de Lira é que o bloco do principal adversário foi formalizado após o prazo estipulado e por isso não poderia ser considerado para fins do cálculo da partilha dos cargos na mesa diretora.

    Parlamentares do bloco de Baleia Rossi argumentam que um problema no sistema eletrônico da Câmara atrasou a apresentação dos documentos em alguns minutos.

    Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Lira foi eleito presidente da Câmara em primeiro turno, com 302 votos. Baleia Rossi, cuja candidatura foi patrocinada pelo ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) obteve 145 votos.


    Por Fernanda Calgaro, Luiz Felipe Barbiéri e Elisa Clavery, G1 e TV Globo — Brasília


    ***